Política
DEPUTADO QUER INFORMAÇÕES SOBRE HOSPITAIS MANTIDOS PELO GOVERNO DO ESTADO
.

Sem respostas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) sobre denúncias de falta de estrutura na rede hospitalar, o deputado estadual Cabo Bebeto (PTC) apresentou requerimento à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) para que a Casa cobre informações oficiais da gestão da pasta.
O parlamentar informou que, reiteradas vezes, tem cobrado do secretário de Saúde Alexandre Ayres e da equipe administrada por ele, detalhes de como está o funcionamento das unidades mantidas pelo Estado. Na semana passada, ele recebeu denúncia da falta de energia no recém-inaugurado Hospital Regional do Alto Sertão, motivo que estaria impedindo o atendimento de pacientes. Em nota, a Sesau negou a falta de estrutura.
ESCLARECIMENTOS
Na sessão plenária dessa quarta-feira (30), o plenário da Assembleia aprovou o requerimento do deputado Cabo Bebeto. No documento, ele faz uma série de questionamentos à direção da Secretaria de Estado da Saúde sobre infraestrutura, recursos humanos e serviços ofertados nos hospitais estaduais. O parlamentar quer saber qual a capacidade instalada de leitos por unidade; a distribuição de leitos por especialidade; a necessidade de recursos humanos por unidade hospitalar, de profissionais da saúde, de pessoal administrativo; qual a capacidade instalada de serviços e procedimentos por unidade hospitalar (consultas, exames e procedimentos); qual modelo de gestão a ser implementado em caráter definitivo; e qual o modelo de compra de serviços por unidade (lavanderia, alimentação, segurança, etc).
No pedido, Cabo Bebeto não dá prazo para que as respostas sejam encaminhadas. Ao longo das últimas sessões ordinárias na Assembleia Legislativa, o deputado tem cobrado do Governo de Alagoas melhor estruturação das unidades de saúde, sobretudo às que estão atendendo pacientes com Covid-19.