app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Política Jó sugere que qualquer pessoa, desde que cumpra os requisitos, pode concorrer ao cargo

PROJETO DE LEI QUER REGULAMENTAR ELEIÇÃO INDIRETA PARA GOVERNADOR E VICE

Pelo projeto, eleição se dará em dois turnos, separadamente, para os cargos de governador e vice-governador no caso de vacância

Por thiago gomes | Edição do dia 22/07/2021 - Matéria atualizada em 22/07/2021 às 04h00

Está no gabinete na presidência da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) um projeto de lei ordinária que se propõe a regulamentar o preenchimento do cargo de governador e vice-governador de Alagoas em razão de vacância. De autoria da deputada Jó Pereira (MDB), o PLO 602 foi protocolado no dia 8 de julho e será apreciado após o recesso parlamentar, que dura até agosto. A proposta é que se realize uma eleição indireta no Parlamento. A matéria é, em tese, justificável diante do momento político – e atípico – que o governo estadual atravessa. Desde 31 de dezembro de 2020, o Estado não tem um vice-governador. Luciano Barbosa (MDB) renunciou ao cargo para assumir a Prefeitura de Arapiraca e, a partir de então, um cenário de incerteza foi estabelecido no Palácio República dos Palmares.

A questão pode ficar ainda mais delicada. O governador Renan Filho (MDB) cumpre o segundo mandato e, portanto, está impedido de tentar a reeleição. No entanto, a Constituição preconiza que os líderes do Poder Executivo, caso optem por disputar outro cargo eletivo, devem se desincompatibilizar do mandato no prazo de até 6 meses do pleito.

Como as articulações políticas estão sendo costuradas desde então, e há uma iminente possibilidade de Alagoas ficar sem um governador no começo do ano que vem, a deputada Jó Pereira apresentou o projeto que busca detalhar o procedimento de eleição indireta para o cargo de governador e vice. Este tipo de escolha está previsto no parágrafo 3º do artigo 104, da Constituição Estadual, mas a parlamentar avalia que a regulamentação é mais do que necessária.

O referido parágrafo orienta que, ocorrendo dupla vacância nos últimos dois anos do mandato, uma eleição será feita, pela Assembleia Legislativa, trinta dias após a ocorrência da última vaga. Jó Pereira propõe que a indicação seja feita por meio de votação nominal e aberta. Os deputados teriam que votar individualmente e expor qual o nome de sua preferência. Pelo projeto, a eleição se dará em dois turnos, separadamente, para os cargos de governador e vice-governador, em uma sessão exclusiva para esta finalidade. Caso o candidato alcançar o voto da maioria absoluta dos integrantes do Parlamento ainda no primeiro turno será declarado eleito. Em um eventual segundo turno, os dois mais votados disputarão a preferência. Em caso de empate, o mais velho será o vencedor, “por ter mais experiência para ocupar o cargo”. Jó Pereira sugere que qualquer pessoa, desde que cumpra os requisitos estabelecidos por lei, podem concorrer ao cargo, inclusive estaria autorizada a participação de indicados por partidos políticos e os próprios parlamentares.

“Assume-se ser prioritária a pronta e imediata construção de respostas políticas para o preenchimento do vazio governamental. Com este objetivo, propomos uma exceção ao disposto no parágrafo 6º, do artigo 14, da Constituição Federal, que veda a participação de presidente, governadores e prefeitos em eleição direta sem a desincompatibilização, a seis meses do pleito. Essa flexibilidade visa ampliar as possibilidades de construção de uma saída política para a emergência constitucional”, destaca.

Ela acrescenta que o debate acerca desta proposta, contribuirá para um marco político-institucional alagoano das normas necessárias para enfrentar uma eventual emergência institucional decorrente de vacância definitiva dos cargos de governador e vice-governador, na segunda metade do mandato.

Mais matérias
desta edição