loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 26/07/2026 | Ano | Nº 6275
Maceió, AL
25° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Política

Política

APOIADORES DE BOLSONARO FAZEM ATO POR VOTO IMPRESSO

.

Ouvir
Compartilhar

Atos a favor do voto impresso auditável, principal pauta de reivindicação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), aconteceram em várias capitais do País, no último domingo (1º), inclusive em Maceió. Aqui, mesmo debaixo de chuva, centenas de apoiadores da causa se concentraram no Corredor Vera Arruda, no bairro de Jatiúca, e seguiram em marcha e carreata até a orla de Ponta Verde.

Vestidos com roupas nas cores verde e amarela e segurando bandeiras do Brasil, os bolsonaristas atenderam à convocação feita pelas redes sociais para esta manifestação. Segundo eles, o presidente da República tem razão ao cobrar reformulação no modelo do voto, taxado por Bolsonaro como vulnerável a fraudes.

Na avaliação do deputado estadual Cabo Bebeto (PTC), o ato ocorrido neste fim de semana e, no da semana passada (motociata), mostram que as ideias defendidas pelo chefe da nação continuam sendo apoiadas por uma parcela significativa da população.

“A grande participação nestas manifestações atestam que o presidente continua tendo apoio em suas ações e que as pessoas seguem atentas a tudo o que está sendo discutido em âmbito nacional, a exemplo do voto impresso auditável, que é explicitamente defendido por Bolsonaro. Estou feliz ao ver que o movimento foi grande aqui e em outros estados”, destacou o parlamentar.

Shorts Youtube
Play
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Play
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Play
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Play
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Play
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Na avaliação do vereador por Maceió, Leonardo Dias (PSD), os atos foram um sucesso no Brasil inteiro, principalmente em Brasília, São Paulo e Recife. Segundo ele, os manifestantes foram às ruas exigir, além do voto impresso auditável, mais transparência no pleito.

“Queremos ter a certeza de que as pessoas que estão recebendo os votos vão tê-los contabilizados corretamente. O sistema eleitoral do Brasil, hoje, não dá esta segurança e não nos permite auditar. Esperamos que os nossos nobres congressistas compreendem o recado do povo, que diferente dos que fazem manifestações vermelhas, cheias de pelegos sindicais, a gente faz com o povo. Queremos eleições limpas e a garantia de que ainda vivemos em um Estado democrático”, ressaltou.

Ao longo do percurso, lideranças locais que estão alinhadas ao pensamento bolsonarista falaram sobre “pessoas do mal que trabalham contra a nação", além da liberdade de “prescrever medicamentos”, e questionaram qual o interesse de manter fraude nas eleições, referindo-se à votação eletrônica.

“A principal pauta do dia de hoje é o voto auditado. A urna que a gente tem hoje para as eleições no Brasil é uma urna antiga, que não permite auditoria dos votos. A transparência é base da democracia. A gente quer uma urna de terceira geração que possa imprimir voto e que esse voto possa ser conferido”, declarou Josan Leite, apoiador de Bolsonaro, que foi candidato a prefeito de Maceió nas últimas eleições.

Atos semelhantes também foram registrados em outras partes do País, com destaque para Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, que reuniu milhares na Esplanada dos Ministérios. Na capital federal, o protesto contou com a presença de parlamentares bolsonaristas e do ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Ao lado de Araújo, em um carro de som, a deputada Bia Kicis (PSL-DF) usou as redes sociais para publicar vídeo da manifestação com os dizeres "Brasília tá gigante!". A parlamentar é autora da Proposta de Emenda à Constituição que prevê a impressão de um comprovante de voto, defendida nas mobilizações. Em seu discurso, ela defendeu o voto impresso, auditável e com contagem pública. Também afirmou que a PEC vem perdendo apoio entre os congressistas por pressões do TSE e do STF.

Relacionadas