loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 26/07/2025 | Ano | Nº 6019
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Política

Política

ADVOCACIA ALAGOANA SE PREPARA PARA DUAS NOVAS IMPORTANTES ELEIÇÕES

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Advogados e advogadas de Alagoas se preparam para dois pleitos nos próximos meses, o que está movimentando os bastidores da categoria. A primeira eleição será para presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), enquanto a segunda disputa será pelo quinto constitucional do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL).

No primeiro pleito, os advogados e advogadas escolherão um substituto para Nivaldo Barbosa, atual presidente da OAB/AL, e para os demais diretores do importante órgão representativo, além de conselheiros federais, seccionais e Caixa de Assistência.

Em busca da preferência da situação, alguns nomes circulam oficialmente como pretensos candidatos: Vagner Paes, atual vice-presidente; Manuella Gatto, atual presidente da Comissão de Ensino Jurídico; e Ednaldo Maiorano, atual presidente da CAA. Maiorano, por sua vez, teve experiências como gestor e exerceu o cargo de vice-presidente por duas vezes, quando se destacou pela atuação contundente nas presidências de Thiago Bomfim e Fernanda Marinela.

A segunda eleição, que também movimenta os operadores do direito é a vaga do quinto constitucional.

Nos bastidores, não faltam cotados para a cobiçada vaga, mas alguns se destacam, são eles: Antônio “Cacá” Gouveia, ex-diretor do Detran-AL; Alberto Maia Omena, ex-desembargador eleitoral; e Fábio Ferrario, ex-procurador da Assembleia Legislativa do Estado (ALE).

A eleição para a presidência da OAB, que sempre mexe com a agenda da advocacia, ocorre na primeira quinzena de novembro. A segunda eleição, que promete movimentar ainda mais, não tem uma data definida. O projeto do quinto constitucional foi encaminhado à Assembleia Legislativa e espera a tramitação para, depois, ser encaminhado à Ordem que, por sua vez, dará início ao processo eleitoral.

De qualquer forma, é certo que o segundo semestre promete fortes emoções para os advogados e advogadas de Alagoas.

Relacionadas