Política
PINHEIRO: CÂMARA PRORROGA COMISSÃO ESPECIAL
.
A crise que envolve os bairros afetados pela mineração da Braskem, com o afundamento do solo, vai continuar sendo investigada pela Câmara de Vereadores de Maceió. Na sessão ordinária híbrida, dessa terça-feira (5), o presidente da Comissão Especial Parlamentar dos Bairros em Afundamento de Solo, vereador Leonardo Dias (PSD) pediu a prorrogação dos trabalhos. Por unanimidade de votos, os parlamentares aprovaram o requerimento.
“A comissão tem se aproximado dos 180 dias que era previsão inicial do tempo dela. Mas, diante da complexidade dos temas tratados e dos diversos encaminhamentos que temos tido junto ao governo federal, junto à Prefeitura de Maceió e ao governo do Estado, com o objetivo de minimizar os danos sociais que essa população sofre hoje, estamos pedindo a prorrogação para dar continuidade aos trabalhos”, disse o vereador.
Dias explicou, ainda, que o que já foi feito nos últimos seis meses até agora será apresentando num relatório detalhado com dados e descobertas sobre o problema e seus impactos.
“Isso inclui as oitivas que foram feitas e absolutamente tudo que nós conseguimos mapear e diagnosticar”, justificou o presidente.
Por conta da relevância do tema, o vereador Cléber Costa (PSB) chegou a ter uma dúvida se o que estava sendo pedido era sua continuidade de forma permanente. Coube ao presidente da Casa, vereador Galba Netto (MDB), explicar que para isso precisaria ser apresentado um projeto de lei alterando o Regimento Interno da Casa.
Os trabalhos da comissão têm sido considerados relevantes porque criou um canal de diálogo com o governo federal. Isto porque Dias, que é apoiador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), transita com facilidade entre os ministérios. Por isso, há uma esperança que desta forma os trabalhos possam levar a uma solução diferenciada para quem foi afetado pela empresa.