Política
CARROS-PIPA: DEFENSORIA CONVOCA MUNICÍPIOS E SECRETARIAS PARA DISCUTIR ABASTECIMENTO
.


Os defensores públicos Daniel Alcoforado e Lucas Monteiro Valença convocaram representantes de secretarias estaduais e dos municípios para uma reunião hoje, às 9h, no Núcleo de Proteção Coletiva da Defensoria Pública do Estado, para tratar do abastecimento d´água de cidadãos do Sertão e Semiárido alagoano, que dependem dos carros-pipa para acesso a água potável.
Em setembro, a Associação dos Município Alagoanos (AMA) informou que, em razão de cortes de recursos por parte do governo federal, a Operação Carro Pipa, seria suspensa a partir do próximo mês.
A suspensão atingirá cidadãos do semiárido nordestino, norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Em Alagoas, o programa operacionalizado pelo Exército Brasileiro é responsável pelo abastecimento de água potável para 137 mil pessoas, residentes em 42 municípios do Sertão e Semiárido alagoano. De acordo com o Exército, a Operação só será mantida até o final deste mês. Entre os convidados para a reunião estão os representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Defesa Civil Estadual, Associação dos Municípios de Alagoas, Secretaria de Estado da Infraestrutura, Representante do Ministério de Desenvolvimento Regional e prefeituras municipais.