app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Política

DIA DA PUBLICIDADE: GIGANTES DA PROPAGANDA RECEBEM HOMENAGENS EM AL

IAM reconheceu oito empreendedores com a Comenda Arnon de Mello e destacou história da Chama Publicidade

Por Maylson Honorato | Edição do dia 04/12/2021 - Matéria atualizada em 04/12/2021 às 04h00

A noite da quinta-feira (2), que começou com destacados membros da sociedade alagoana relembrando a trajetória de Arnon de Mello, terminou com uma grande homenagem a empreendedores da atualidade, com ênfase para a atuação de nomes como Nelson Carneiro Lopes e Aloísio Alves Souza, da Chama Publicidade. Eles são dois dos oito agraciados com a Comenda Arnon de Mello, outorgada pela Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci) e pelo Instituto Arnon de Mello (IAM). A cerimônia que oficializou os novos comendadores ocorreu no salão nobre da Casa da Palavra, localizada no Centro de Maceió.

A entrega da comenda marca a celebração dos 110 anos do ex-governador e ex-senador por Alagoas, Arnon de Mello, além de coroar o Dia Mundial da Publicidade, comemorado neste sábado, 4 de dezembro. Pela passagem da data, Nelson Carneiros Lopes e Aloísio Alves Souza, da Chama, receberam ainda a Grã-Cruz Arnon de Mello, láurea também outorgada pelo IAM e pela Abrasci. Durante a cerimônia, Nelson Lopes falou sobre a Chama Publicidade e a história de sucesso da empresa, que conta 45 anos. Ele lembrou que conheceu o então senador Arnon de Mello e que ele abriu as portas do maior complexo de comunicação de Alagoas, a Organização Arnon de Mello, para sua empresa. “Ele me chamou e disse ‘seja bem-vindo’, as portas dos nossos veículos estão abertas pra vocês. E com aquele olhar de orgulho, ele disse: ‘agora nós temos televisão. E mandou servir um champanhe”, relembrou o publicitário. Para ele, a comenda é a lembrança de um legado e uma inspiração para que empreendedores continuem fazendo história. “A comenda representa uma história de sucesso e de cinco décadas de parceria com a Chama Publicidade. Desde o senador até os dias de hoje. É a propaganda de Alagoas que está em agradecimento. Não por Nelson, mas por todos”, afirmou o comendador.

A PUBLICIDADE FAZ A ENGRENAGEM GIRAR

No Dia Mundial da Publicidade, a comenda reconheceu a importância desse serviço para o mercado de consumo e para a sociedade. Para Aloísio Alves, da Chama Publicidade, a noite enfatizou essa relevância.

“As pessoas que receberam a comenda são pessoas que realmente contribuem para o crescimento de Alagoas, que geram empregos e fazem Alagoas se desenvolver”, afirma. “A publicidade é um segmento de suma importância para o comércio. Pesquisas mostram que a cada 1 real investido em publicidade, 8 reais são gerados no mercado de consumo”, explica o publicitário, que aproveita para falar sobre a data comemorativa e o mercado de publicidade em Alagoas. “É um dia importante, que merece atenção e que deixa todos nós da publicidade orgulhosos. É importante esse reconhecimento. Ainda mais hoje, quando temos grandes empresas atuando em Alagoas”, evidencia Aloísio. A Chama Publicidade começou em Salvador, expandiu para Aracaju e se firmou em Maceió há 45 anos. A empresa foi responsável por transformar o mercado da publicidade em Alagoas e, inclusive, veiculou o primeiro comercial de TV no estado, um VT das Lojas Guido na TV Gazeta. “E a agência não caducou. Com o digital e suas mudanças, rapidamente capacitamos nossos profissionais e investimos em executivos jovens e que, com muito orgulho, são alguns dos profissionais mais competentes de Alagoas”, ressalta o fundador.

COMENDA ARNON DE MELLO

Dentre os presentes na cerimônia, estavam o diretor executivo da Organização Arnon de Mello, Luís Amorim; e o diretor comercial da Gazeta de Alagoas, Fernando James Braz Collor de Mello, que é neto do homenageado.

Para Fernando James, o avô estaria orgulhoso pela noite de hoje. “Assim como Arnon de Mello, essas pessoas agraciadas merecem nosso mais profundo sentimento de respeito. Para meu avô, os parceiros eram amigos e assim deveriam ser tratados”, ressaltou.

Luis Amorim afirma que a comenda serve de inspiração para que os novos comendadores continuem trabalhando e servindo de exemplo, principalmente neste momento de retomada da economia. “O Senador Arnon de Mello foi um homem empreendedor, um homem da cultura, um visionário. Que ele seja um símbolo de homem empreendedor, para que, neste momento de retomada da economia, sigamos trabalhando por uma Alagoas mais rica e mais justa”, finaliza. Um dos presentes foi o decano do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello, Milton Hênio Netto de Gouveia. Ele foi escolhido como orador da noite de homenagens e relembrou a trajetória de Arnon de Mello, de quem foi amigo por mais de 50 anos. “Arnon escreveu parte da nossa história, da história de Alagoas. Uma vida reta, um jornalista, empresário e político exemplar, um legado imortal”, afirmou. Aos 84 anos, Milton Hênio ressaltou o pioneirismo da Organização Arnon de Mello (OAM) e evidenciou que o jornal Gazeta de Alagoas foi às ruas pela primeira vez em 1934. “O jornal se tornou uma grande empresa, uma organização que trabalha em função da sociedade alagoana, por meio dos nobres jornalistas”, disse ele. “A organização foi muito bem cuidada pelos filhos de Arnon e, hoje, continua sendo protagonista no nosso Estado”, reforçou. De acordo com o secretário-geral da Abrasci, Michel Chelala Siqueira, a honraria entregue é o Grão-Colar Arnon de Mello. Segundo ele, o “Grão-Colar” é considerado um dos mais altos graus de uma ordem honorífica. “Nossa entidade tem obrigação de divulgar os valores históricos e morais e reconhecemos a homenagem aos 110 anos de Arnon de Mello e também às personalidades que seguem fazendo história em Alagoas”, afirma o secretário da Abrasci. Os agraciados foram escolhidos de maneira unânime pelos dirigentes das entidades organizadoras, a Abrasci e o Instituto Arnon de Mello. São eles:

Aloísio Alves Souza – publicitário da Chama Publicidade Douglas Apratto Tenório - Vice-reitor do Cesmac

José Carlos Lyra de Andrade – presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA-AL)

José Gilton Pereira Lima – presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de alagoas (Fecomércio-AL)

Kennedy Davidson Pinaud Calheiros – presidente da Associação Comercial de Maceió e da Federação das Associações Comerciais do Estado de Alagoas

Manoel Cardoso Linhares – presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional)

Nelson Carneiro Lopes – publicitário da Chama Publicidade

Severino Vieira da Silva – empresário do grupo Casa Vieira.

Mais matérias
desta edição