loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 24/06/2025 | Ano | Nº 5995
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Política

Política

PREFEITURA ESTUDA FAZER DO BOLSA ESCOLA POLÍTICA PERMANENTE

Auxílio alcançou 54 mil estudantes de todas as modalidades da rede municipal de ensino de Maceió e teve a última parcela paga no dia 10

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem PREFEITURA ESTUDA FAZER DO BOLSA ESCOLA POLÍTICA PERMANENTE
-

A prefeitura de Maceió realiza estudos técnicos para transformar o Bolsa Escola Municipal (BEM) em política permanente. O auxílio de R$ 100 que alcançou 54 mil estudantes de todas as modalidades, desde a educação infantil até a Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI), teve sua última parcela paga no dia 10 de dezembro, totalizando um investimento de R$ 22 milhões. A informação foi confirmada pelo secretário Municipal de Educação, Élder Maia, em entrevista, na manhã de ontem, ao âncora Marcelo Rocha, no Programa Ministério do Povo, da Rádio Gazeta. “Pode virar política de estado e estão sendo feitos os estudos técnicos. Depende da capacidade de arrecadação do município. Temos que esperar um pouco, mas há essa intenção sim. O prefeito é muito sensível. É um tema absolutamente prioritário na gestão e na carreira dele que é a primeira infância. No Estado inteiro e sobretudo em Maceió Essa é a nossa meta fundamental. Uma criança que você ampara, que você cuida, na mais tenra idade ele vai ser um adulto muito íntegro, capaz, preparado para exercer a cidadania plena no mundo do trabalho”, disse Maia. Paralelamente aos investimentos nas pessoas, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) trabalha para melhorar as condições estruturais das unidades e ofertar mais vagas para a educação infantil. Segundo os dados apresentados pelo titular da pasta, no momento Maceió tem 10,5 mil crianças matriculadas em creches. A meta, porém, é dobrar essa oferta para garantir novas perspectivas de futuro par as crianças. “Se chegássemos a 20 mil, a missão estaria cumprida e entregaríamos para as futuras gerações, papais e mamães, além dos avós, uma sociedade muito melhor. Tudo porque, quando a criança ingressa numa creche, é um novo mundo, um novo passaporte para o futuro, pois tem bercinho, colchãozinho para dormir, água potável, o carinho do professor, cuidador, ar condicionado e a tranquilidade para o pai trabalhar com toda a segurança”, detalhou o secretário. Ele citou que recentemente foi entregue um equipamento como esse no bairro do Vergel do Lago, o Cemei Walter Pitombo Laranjeiras, que considerou “uma joia”. Até o momento já foram seis entregas no primeiro ano de gestão, contra 14 entregues durante toda a gestão passada. Por isso, o trabalho não para. No próximo dia 5 será assinada uma ordem de serviço no Conjunto Cidade de Maceió. O trabalho da equipe da Semed também tem um foco na qualificação dos estudantes que apresentam dificuldades na leitura e escrita. Em parceria com a Fundação Lemman e institutos ligados à prefeitura de Sobral (CE), foi desenvolvida uma metodologia e assim teve origem o Programa Alfabetiza. O foco é atender crianças de 8 a 10 anos que, a partir de avaliações, ainda não tenham fluência na fala e escrita. E em toda as 93 escolas há situações assim. O problema já existia, porém, teria sido potencializado no período da pandemia.

PESSOAL

Sobre a carência de profissionais na rede, o secretário explicou que, depois de um amplo levantamento, está sendo concluído um Processo de Seleção Simplificada (PSS) para o preenchimento de vagas com o objetivo de cobrir algumas carências nas unidades. Foram selecionados 576 profissionais das mais diversas áreas – pedagogia, psicologia, assistência social – que serão contratados a partir da próxima semana. “A partir do 3 de janeiro, nossa equipe do RH está pronta para recebê-los, dar a posse e encaminhá-los para nossa unidades educacionais o mais rápido possível. Terão todo o mês de janeiro para se adaptar para, no dia 10 de fevereiro, todos estarem no ambiente da escola para receber em caráter presencial todos os nossos estudantes”, explicou.

Relacionadas