O primeiro ano da gestão do presidente Galba Netto (MDB) termina com números e ações significativas para o Legislativo municipal. Inicialmente porque conseguiu deixar de gastar quase R$ 2 milhões do duodécimo da casa nos primeiros três meses. Além disso, por conseguir aprovar tanto o orçamento 2021, que ficou pendente da gestão passada, e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) 2022. Do ponto de vista político, foi garantir sua reeleição antecipada com o apoio de toda a Casa, o que historicamente nunca ocorreu.
Do ponto de vista administrativo, outra medida importante foi ser o primeiro poder do Estado a pagar, três semanas antes do final do ano, a folha de dezembro e o 13° dos comissionados. Isso porque o servidor o recebe no dia de seu aniversário, conforme lei aprovada a época do seu pai, o atual deputado Galba Novaes (MDB), quando também presidiu o poder.
“Não foi uma ano fácil, mas, com fé em Deus e o apoio da Mesa, aliado à compreensão de toda a Casa, conseguimos cumprir com todas as nossas obrigações. O fato de estarmos agora votando o segundo orçamento dentro de um mesmo ano mostra nosso compromisso com a gestão municipal, mas principalmente com a cidade de Maceió”, disse Galba. Em sua gestão, também foi efetivada a digitalização dos processos administrativos. Com isso, quase 100% de toda a tramitação interna ocorre por meio eletrônico. A medida, que, ao mesmo tempo, gera economia, também tem caráter ecológico por causa da drástica redução do uso de papel. O presidente lembrou, ainda, que essa sintonia deixou a Casa ou a “nova Câmara”, como costuma dizer, muito mais conectada com as necessidades da população. Foi assim na aprovação do Passe Livre, a redução da passagem, do Cartão Bolsa Escola Municipal (BEM) e até mesmo da CNH Social. Em todos esses casos, os vereadores se debruçaram sobre os projetos dentro do prazo regimental com a compreensão do impacto social que teriam. “A Casa agora tem 25 vereadores, sendo 14 deles em primeiro mandato, e isso provocou, naturalmente, mudanças. A mais importante, porém, é que o compromisso com o cidadão e a vontade de melhorar a vida das pessoas não mudou. Pelo contrário, se ampliou porque foram muitas as discussões realizadas em audiências públicas e também por meio das indicações e projetos aprovados”, acrescentou Galba. Ele lembra que o ano de 2021 foi o ano com o maior número de sessões realizadas, já que, como a Casa aprovou a redução do recesso, naturalmente isso implicou maior efetividade na atuação de cada parlamentar. Para 2022, a proposta é que o parlamento fique ainda mais sintonizado com os problemas das comunidades. Isso porque serão realizadas sessões ordinárias em bairros das oito regiões da cidade. A proposta é poder ouvir de perto e aproximar ainda mais a casa das necessidades da população.
“Estamos discutindo os ajustes para encaminharmos, isso porque acreditamos que assim, de fato, estaremos aproximando o parlamento das pessoas e de suas necessidades. Faremos isso, inclusive, no horário noturno, como forma de conseguirmos incluir o cidadão que trabalha durante o dia e tornarmos as audiências ainda mais representativas”, acrescentou o presidente.
Uma outra medida administrativa que irá ser efetivada em 2022 é a centralização de todos os gabinetes dos vereadores no prédio da Câmara de Vereadores, no bairro de Jaraguá. A ideia é otimizar a utilização dos espaços e ao mesmo tempo garantir economia com a extinção dos aluguéis de salas.