O aumento dos casos de Covid-19 tem feito órgãos públicos tomarem medidas para conter novas transmissões do coronavírus, como suspenderem atividades presenciais e até mesmo exigirem vacinação de servidores. Dentre esses órgãos estão secretarias municipais de Maceió, Tribunal de Justiça e até a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Em Alagoas, prefeituras como Piranhas, servidores têm que estar com o esquema vacinal atualizado. Somente nessa terça-feira (18), Alagoas registrou 416 novos casos positivos para a Covid-19. Em Alagoas, segundo última atualização realizada nesta terça, dos 143 leitos de UTI existentes, 68 deles estão ocupados, ou 48%. A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) detectou que o Campus A.C. Simões, localizado em Maceió, está passando por um surto de Covid-19, onde cerca de 34 testes tiveram resultados positivos. Segundo informações da Universidade, dos 24 testes realizados nessa segunda-feira (17), naqueles que apresentavam sintomas de síndrome gripal, 18 positivaram para o vírus. Também, na semana anterior, no dia 12 de janeiro, foram realizados 90 testes aleatórios e 16 foram positivos.
Por causa disso, as atividades presenciais no Campus A.C. Simões, em Maceió, estão suspensas até dia 23 de janeiro. “Essa medida foi tomada para resguardar a saúde dos servidores e terceirizados da Universidade Federal de Alagoas, seguindo a Lei 13.979/2020, que contempla a necessidade de isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19”, afirma nota técnica divulgada pela Ufal.
Duas pastas da Prefeitura Municipal de Maceió também suspenderam todos os atendimentos presenciais. Outras, os atendimentos precisam ser previamente agendados por meio virtual. As pastas que suspenderam os atendimentos presenciais foram: a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT); e Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima). A SMTT suspendeu aos atendimentos presenciais na segunda-feira (17) e assim deve se manter até o dia 28 de janeiro. As atividades administrativas também estarão em regime home-office nesse período. Os atendimentos que já haviam sido agendados terão datas readequadas a partir de 29 de janeiro. Os atendimentos nas Centrais Já! do Parque Shopping e Maceió Shopping permanecem em funcionamento. Para o serviço, os cidadãos precisam realizar o agendamento em https://agendamento.seplag.al.gov.br/. Em casos de acidentes de trânsito e outras emergências no trânsito, o cidadão poderá ligar para o número 3312-5340 e acionar o apoio das equipes operacionais a qualquer hora do dia. O Disque SMTT, no número 118, utilizado pela população para sanar dúvidas, sugerir melhorias relacionadas ao transporte coletivo ou solicitar serviços vai funcionar normalmente. Há ainda a possibilidade de acionar os agentes pelo aplicativo SMTT Maceió – NOI. A ferramenta está disponível para usuários do sistema operacional Android. Já a Sima suspendeu as atividades presenciais no último dia 11 de janeiro, e segue dessa forma por tempo indeterminado. Para a abertura de solicitações de manutenção, que seguirão normal e diariamente pelas equipes, a população pode contar com os canais de atendimento disponibilizados: o Call Center no número 0800 779 2000, que recebe ligações de telefone móvel e fixo de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados das 8h às 19h; o WhatsApp 011 99694 2431; e, por fim, através do site da Prefeitura de Maceió. Para envios de ofícios e abertura de processos existe, ainda, o e-mail [email protected] Outras pastas da Prefeitura de Maceió mantêm, por enquanto, o atendimento presencial, mas a população precisa fazer um prévio agendamento no site da prefeitura. São elas: Semec, Procon e Sedet. As demais secretarias estão funcionando normalmente.