app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Política

EM AL, MINISTRO PROPÕE TURISMO INTEGRADO EM ESTADOS DO NORDESTE

Campanha ‘Nordeste Arretado’ apresenta roteiros e serviços turísticos dos quatro estados e foi lançada durante roadshow em Maceió

Por Maylson Honorato | Edição do dia 26/01/2022 - Matéria atualizada em 26/01/2022 às 04h00

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou, ontem, do lançamento da campanha promocional ‘Nordeste Arretado’, que integra a comercialização compartilhada de roteiros turísticos nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. O evento ocorreu no auditório do Hotel Jatiúca, em Maceió, e contou com a presença da secretária de Turismo de Maceió, Patrícia Mourão, além de outras autoridades políticas e empresários do setor. A iniciativa tem como objetivo incentivar viagens turísticas interestaduais de forma unificada, aumentando a visibilidade e competitividade dos quatro destinos nordestinos no cenário nacional. Machado Neto salientou as facilidades e o potencial que os quatro destinos têm para atrair turistas do Brasil e do exterior. “São quatro aeroportos internacionais num raio de 200 km, numa região repleta de praias belíssimas, de muitas opções de gastronomia, cultura, hospedagem e transporte”, disse. “Essa união de esforços faz dessa rota um dos melhores destinos de turismo da América Latina”. Para o ministro, o projeto Nordeste Arretado chega em um momento muito importante de retomada do turismo nacional. “A plataforma vai enaltecer o que temos de mais belo nos quatro estados brasileiros que respiram turismo: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba. Tenho certeza de que a medida vai destacar a diversidade do Nordeste, sem minimizar a peculiaridade de cada um desses estados.” Ele ainda ressaltou que, de forma conjunta, os destinos vão estabelecer mais uma rota no País, fortalecendo a visibilidade dos estados e se transformando em mais uma excelente opção para os turistas nacionais e internacionais. Já o representante da BBG Brasil, Victor Bauab, contou que a ideia é promover a identidade nordestina ao máximo, mostrando a capacidade do turismo desses quatro estados em atender a uma gama de atrações para todos os públicos. “Sol, praia, cultura, esporte, enfim, tudo se encontra a 600 km de distância, desde o sul de Alagoas ao norte do Rio Grande do Norte. Então, o projeto incrementa a permanência média do turista e gera um aumento na receita para todas as regiões”, expôs. No site do Nordeste Arretado (www.nordestearretado.com.br), a pessoa interessada encontra ofertas de rotas que podem ser exploradas diante do interesse de cada viajante que vai do turismo rural e ecológico, ao romântico, gastronômico, aventura e sol e mar. O Nordeste Arretado é uma iniciativa da BBG BRASIL, holding que atua na gestão de empresas de turismo e diversos outros segmentos, em parceria com o Ministério do Turismo e as secretarias estaduais e municipais dos estados da rota.

TURISMO SEGURO

A retomada segura e gradual do turismo em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial. No total, onze municípios alagoanos já foram contemplados com a certificação internacional - Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Roteiro, Passo de Camaragibe e Maceió. Alagoas também registra cerca de 1.968 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o primeiro lugar do Nordeste em emissão de selos. As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança para turistas, trabalhadores e moradores das regiões turísticas.

Mais matérias
desta edição