O estrondoso sucesso da Cadeira de Praia Gigante, na Praia de Ponta Verde, vai ganhar a maior cidade da América Latina. Segundo o prefeito JHC, réplicas da Cadeira de Praia Gigante se multiplicarão em pontos turísticos da cidade de São Paulo. A estratégia de promoção da capital de Alagoas em Sampa é resultado de protocolo de intenções assinado no início deste mês de janeiro.
“Levaremos uma réplica da cadeira gigante pra[sic] expor nos principais pontos turísticos de lá [São Paulo]”, disse o prefeito de Maceió ao parabenizar a capital paulista pelos seus 468 anos essa semana. Em encontro, JHC e o prefeito Ricardo Nunes, de São Paulo, compartilharam a proposta de promover as duas cidades em parceria. Segundo o documento, Maceió contará com ações para promover seu potencial turístico em São Paulo. Em contrapartida, a prefeitura paulista lançará ações para incentivar o turismo em Maceió. Conforme JHC, a parceria vai impulsionar o turismo nas duas cidades. “São Paulo é uma potência econômica mundial. Estamos muito felizes em celebrar esse Termo de Cooperação. Tenho certeza de que o protocolo vai permitir iniciativas que vão turbinar as viagens do turismo tradicional e do turismo de negócios. Esse setor é fundamental para a economia dos municípios e será ainda mais importante neste ano com o provável recuo da pandemia” afirma.
“Essa parceria vai fazer com que as pessoas de São Paulo visitem a linda cidade de Maceió e as pessoas de Maceió venham até São Paulo. Quero aproveitar para parabenizar o trabalho do prefeito JHC e a forma de gestão”, disse o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
Apesar das praias inigualáveis, o que fez a capital alagoana ‘bombar’ nas redes sociais e por tabela, nas agências de turismo (segundo o Hotel Urbano, site de reservas e serviços turísticos), foi a Cadeira de Praia Gigante. O ponto instagramável recebeu mais de 10 milhões de views em redes sociais e contribuiu para aumentar a procura no Google por Maceió em 6.000%. Filas intermináveis ainda se formam para fotos e vídeos de turistas e moradores. Os locais para a instalação das réplicas da cadeira de praia de gigante ainda não foram definidos. Mas o fato é que esta canalização de esforços ajuda e muito na captação de viagens com destino à capital de Alagoas. Para Patrícia Mourão, secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer, estas estratégias consolidam ainda mais o nome de Maceió no panorama nacional do turismo doméstico. “Somente no Réveillon, registramos mais de 92% de ocupação hoteleira, número maior que o registrado em 2019 (73,44%) e 2020 (78,38%). Além disso, temos despontado entre os destinos mais procurados nas principais plataformas de viagens, como a Decolar, Booking e Hotel Urbano”, listou Patrícia. Em uma pesquisa recente do HUB (Hotel Urbano) Maceió foi um dos destinos mais vendidos em 2021 e segue na liderança em vendas para 2022 e 2023. Conforme a secretária, “apesar do momento imposto pela pandemia, as pessoas querem viajar e estão procurando destinos que proporcionem segurança sanitária e bem-estar com atrativos ao ar livre, diferenciais que Maceió tem de sobra”. Ela vai além e endossa o investimento da Prefeitura de Maceió em saúde pública e prevenção. “Isso reflete na procura pelo destino e na retomada do setor, que tem se mostrado cada vez mais aquecido. Além disso, os espaços criativos na orla [pontos instagramáveis, como a Cadeira Gigante] e as obras estruturantes em toda Maceió, evidenciam que o destino vive um outro momento, onde o turismo é colocado como uma das principais pautas de atuação da gestão municipal.” Completou Patrícia Mourão.
A ideia da Prefeitura de Maceió é usar o sucesso do símbolo nas redes sociais e espalhar réplicas por outros destinos nacionais, como mercado emissor para Maceió.