Política
APÓS PRESSÃO DA TROPA, GOVERNO PROMETE REFORMA DO QUARTEL GERAL DA PM
Pressionado por uma tropa insatisfeita e quase no fim de uma gestão marcada pela desvalorização humana e omissão à pauta de interesse da classe, o Governo de Alagoas marcou para esta terça-feira (8) uma nova assinatura de ordem de serviço para a reforma do Quartel-Geral da Polícia Militar, no centro de Maceió. O prédio está entregue às traças, após ter a estrutura condenada pela Defesa Civil diante do iminente risco de desmoronamento. O descaso foi denunciado pela Gazeta em dezembro de 2021.
O processo para reforma do QCGPMAL foi aberto em 2015 e estava sob análise da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) desde então. Foi distribuído no dia 2 de dezembro do ano passado para manifestação do procurador João Paulo Gaia e, depois de dois meses, foi dado o aval para que os reparos fossem feitos. Apesar de estar se despedindo do Palácio República dos Palmares, a equipe governista anunciou a promessa de garantir melhorias nas instalações do edifício para que possa abrigar, novamente, os setores administrativos, inclusive o Alto Comando da corporação. Não foi divulgado o prazo para conclusão dos trabalhos, sendo quase certo que só o próximo gestor vai fazer a reinauguração.
A obra vai custar R$ 7.819.623,30 aos cofres do Tesouro Estadual, conforme divulgado pela Secretaria de Comunicação do Estado de Alagoas. Estrategicamente, o governador marcou a solenidade para o dia em que a PM celebra 190 anos de fundação. No entanto, a data está ofuscada pela mobilização dos militares em busca de conquistas pleiteadas há décadas. Nesta terça-feira à tarde, a tropa se reúne em uma assembleia, no Clube dos Subtenentes e Sargentos, para discutir a pauta que inclui a implantação do escalonamento, reorganização organizacional das corporações e o sistema de proteção dos policiais e bombeiros de Alagoas. E a falta de uma sede para o Alto Comando e demais setores administrativos é motivo de constrangimento para uma instituição centenária (prestes a completar 200 anos).
Há dois anos, a administração da PM precisou sair às pressas do QCG após receber laudo da Defesa Civil Estadual. O comando passou a funcionar, de maneira improvisada, na Academia, que fica no Trapiche da Barra. Antes disso, havia a pretensão de manter o Comando Geral no local onde funcionava uma faculdade particular, no bairro da Serraria, mas a ideia não deu certo.
Em agosto deste ano, um vídeo contendo imagens do interior do Quartel do Comando Geral gerou uma ampla repercussão. Nele, é possível constatar a situação de abandono do local, causando uma enorme indignação por membros da tropa. Pouco tempo antes de ele ser divulgado, o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, chamou representantes da alta cúpula da corporação para anunciar o processo de licitação, mesmo sem a garantia de que as obras seriam iniciadas.
O ex-comandante da PMAL, Marcos Sampaio, que iniciou as tratativas para que a licitação da reforma do QCG acontecesse, disse lamentar a burocracia.
Mãe é presa após filha de 10 anos ser encontrada sozinha em Arapiraca
Dupla invade residência em Arapiraca; morador reage e consegue imobilizar um dos suspeitos
Pet desaparecido: envie uma foto do animal para a TV Gazeta
Operação Face Dupla: suspeitos de violência sexual contra crianças e adolescentes são presos