app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5885
Política

SERVIDORES ANUNCIAM NOVA PARALISAÇÃO E DETRAN VAI À JUSTIÇA

.

Por Clariza Santos | Edição do dia 16/02/2022 - Matéria atualizada em 16/02/2022 às 04h00

Paralisando as atividades pela terceira semana seguida, os servidores do Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) decidiram que vão paralisar as atividades novamente hoje (16) e nesta quinta-feira (17). A categoria, que está em estado de greve desde setembro de 2021, recorreu ao Legislativo para pressionar o governo a cumprir a pauta. Uma próxima reunião da categoria ficou marcada para a terça-feira (22), com objetivo de decidir se haverá ou não greve geral por tempo indeterminado. Os servidores cobram a realização de concurso público, que, segundo a categoria, não acontece há 21 anos, além de reajuste salarial. De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinsdal), Roberto Martin, todas as atividades de atendimento presencial ficarão suspensas durante os dois dias, tanto na capital alagoana como no interior. “A categoria decidiu paralisar por mais dois dias, com suspensão de atendimento na capital e no interior. Na próxima semana, vamos avaliar o movimento. Depois da assembleia, que foi feita no Detran, nos mobilizamos até a abertura dos trabalhos do Poder Legislativo com o intuito de distensionar com o Executivo, para que a gente encontre uma solução para a nossa pauta”, afirmou.

Os servidores reivindicam um acordo feito e descumprido pelo governo de Alagoas, conforme o relato dos servidores, que foi o alinhamento salarial com o piso dos profissionais da segurança pública.

“O que nós queremos é que o piso salarial do policial civil e do policial penal seja aplicado para os servidores do Detran, conforme acordo realizado e não cumprido”, acrescentou Roberto. Para cobrar as mesmas pautas, os servidores já haviam suspendido as atividades nos dias 3, 4, 8 e 9 de fevereiro, mantendo apenas os serviços on-line do Detran/AL. A categoria está em estado de greve desde setembro de 2021, quando o pleito sobre o alinhamento salarial com a Segurança Pública foi apresentado ao governo.


AÇÃO JUDICIAL

Por meio de nota, o Detran/AL informou ontem que entrou com ação judicial para pedir a ilegalidade das paralisações. Em um trecho do comunicado, o órgão informou que a decisão de paralisar o serviço público é de inteira responsabilidade do sindicato da categoria e dos servidores do órgão. “O Departamento de Trânsito de Alagoas já tomou as medidas judiciais cabíveis em relação às duas últimas paralisações ocorridas em 2022”, informa. Segundo a nota, caso o pedido de ilegalidade seja acatado, o Detran/AL pedirá que seja estabelecida uma multa por dia de descumprimento da liminar. Durante os dias de paralisão, apenas os mais de 45 serviços disponibilizados on-line continuarão ativos, além da realização das provas teóricas de direção no Shopping Maceió e no Shopping Miramar. Os serviços de veículo, agendamentos para prova teórica, agendamentos para teste clínico de direção, renovação de CNH, CNH definitiva e emissão de guias diversas continuam funcionando no site www.detran.al.gov.br.

Mais matérias
desta edição