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Nº 5885
Política Maceió 20 de fevereiro de 2020
Redaçao do jornal Gazeta de Alagoas. Brasil.
Foto: ©Ailton Cruz

UM JORNAL MOVIDO POR EQUIPE DE GRANDES PROFISSIONAIS

Redação integrada entre o impresso, digital e online garante dinamismo e cobertura mais ampla

Por Clariza Santos | Edição do dia 26/02/2022 - Matéria atualizada em 26/02/2022 às 04h00

Partindo da apuração até a distribuição, muitas atividades são desempenhadas no jornalismo da Gazeta de Alagoas. A produção jornalística envolve diferentes profissionais, que se reinventam e trabalham dia e noite para o material chegar aos leitores. A chefe de reportagem, Jamylle Bezerra, diz que a redação da Gazeta de Alagoas funciona de forma integrada com a Gazetaweb, e o grande desafio para a Gazeta Digital, que sai diariamente, e a Gazeta impressa, que circula aos fins de semana, é trazer algo novo, que ainda não foi veiculado nos sites de notícia. “O papel da pauta é justamente esse. Marcar entrevistas e fotos que serão publicadas na edição do dia seguinte. Nem sempre é fácil encontrar assuntos que fogem do factual e é preciso que haja uma busca incansável, por meio de leituras dos temas atuais, contatos com fontes e atenção aos grupos de instituições nos aplicativos de mensagens”, afirma a jornalista. Após a produção da pauta, conforme o relato de Jamylle, com marcação das entrevistas, os repórteres caem em campo para executar o que foi pensado pelo pauteiro. Vão às ruas em busca de personagens que possam ajudar na construção de uma matéria completa em informações. Há os casos também em que o contato com os entrevistados é feito por meio de ligações telefônicas que, na maioria dos casos, são previamente marcadas durante o processo de produção da pauta. “Os textos e fotos produzidos são colocados em um sistema próprio da Gazeta, ao qual todos os repórteres e editores têm acesso. É a partir dele que começa a ser desenhado o jornal que chegará até os leitores no dia seguinte”, comenta.

Para a chefe de reportagem, a rotina do jornal impresso se tornou muito mais desafiadora nos últimos tempos, com a difusão da internet e dos sites de notícias, que trazem informações em tempo real para qualquer pessoa ler. “Dentro desse contexto, o objetivo do impresso é justamente inovar, trazer algo novo, aquela pitada de informação que ninguém pensou ainda, que ninguém deu. A notícia completa, rica em dados e fresquinha, em um mundo tão cheio de informações no qual vivemos hoje”, afirma Jamylle, atual responsável pela pauta de temas gerais da Gazeta de Alagoas. O jornalista Fábio Costa, atualmente responsável pela editoria de Política, conta que entrou na Gazeta há nove anos e, nesse período, tem já atuou nas áreas de Nacional, Internacional, Cidades e Política. “Inicialmente, minha atividade era restrita ao jornal impresso, mas com a integração das redações, passei também a dar suporte à Gazetaweb”, conta. Segundo ele, essa mudança tem sido um desafio, já que a maior parte de sua atividade profissional foi no jornalismo tradicional. “O jornalismo online trouxe uma nova forma de produzir e consumir notícias, com a necessidade de uma apuração rápida, mas a essência permanece a mesma. Enquanto isso, o jornal impresso precisa de reinventar para continuar relevante”, afirma Fábio. “Nesses tempos de fake news, o bom jornalismo se mostra cada vez mais fundamental para oferecer ao leitor informações precisas e confiáveis. Fico feliz de fazer parte da família Gazeta e sou testemunho do esforço diário de toda a equipe para fazer o melhor jornalismo possível, tanto na Gazeta Digital, quanto na Gazetaweb”.

FILTRO

Elen Oliveira, responsável pela editoria de Cidades, diz que o jornalismo profissional nunca foi tão necessário. “Vivemos o momento da hiperinformação, em que todos têm à mão dispositivos e aplicativos para produção de conteúdo, não necessariamente informativo. Com o excesso de informação em circulação, muitas vezes o que nos chega é desinformação, fake news”. Para Elen, cabe ao jornalista checar as informações que recebe com fontes qualificadas. E como nem sempre o consumidor –leitor, ouvinte, espectador, telespectador – dispõe de tempo para filtrar a confiabilidade do conteúdo que recebe, checar o veículo de comunicação profissional que publicou essa informação é uma forma de validar sua credibilidade. “A notícia veiculada por meio de canais de comunicação consolidados, como a Gazeta de Alagoas, traz consigo um filtro que valida a qualidade dessa informação”.

IDENTIDADE VISUAL

Os diagramadores Jorge Carlos e Benedito Lima dão forma à identidade visual do jornal. “O trabalho da diagramação na Gazeta de Alagoas passou por diversas mudanças nos últimos anos, se adaptando com a convergência das mídias e o aumento significativo da presença dos meios digitais, focando sempre na excelência para que o leitor receba as informações em uma linguagem visual clara e objetiva”, afirma Jorge Carlos. “O objetivo é de buscar uma integração entre o jornalismo impresso e o online, com edições bonitas e agradáveis para os leitores”. Benedito Lima conta que também faz a diagramação, a criação e a reorganização das quantidades de páginas a serem impressa. “Criar, receber e conferir os anúncios, para ver se eles estão no padrão de ser impresso no jornal, e posicionar cada anúncios em suas respectivas páginas”. O diagramador conta que, todos os dias, às 0h50, faz a transmissão da Gazeta Digital pelo Telegram e, às 6h da manhã, a transmissão via Whatsapp, para os assinantes e clientes.

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