app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5881
Política

CÂMARA DEVE MANTER RITMO DE TRABALHO NO PERÍODO ELEITORAL

Vereadores acreditam que formato híbrido de presença facilitará a presença às sessões ordinárias

Por Da Redação | Edição do dia 12/03/2022 - Matéria atualizada em 12/03/2022 às 04h00

O calendário eleitoral começa a ficar mais imprensado, em especial para quem vai definir se sairá ou não para a disputa de um cargo este ano. Mas para a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Maceió, esse fato em nada deve impedir a realização dos trabalhos, principalmente por conta das novas possibilidades de participação, já que os vereadores podem interagir à distância e até mesmo assinar processos por meio digital. Conforme dados divulgados pela assessoria de comunicação da casa, nos momentos mais intensos de isolamento social, por exemplo, onde a presença era mínima, a frequência às sessões nunca foi inferior a 98%. Ou seja, a produtividade do legislativo municipal não foi afetada.

"A casa tem uma maturidade muito boa com cada vereador atuando com muita clareza e responsabilidade diariamente. Todos sabem do seu papel. Além disso, atualmente, garantimos a participação nas sessões de forma híbrida, com o apoio da tecnologia, permitindo o seu funcionamento sem reduzir a produtividade do poder", informou a Câmara, por meio de sua assessoria. No legislativo municipal, as especulações sobre possíveis candidaturas continuam.

Entre os novatos, Leonardo Dias (sem partido), Olívia Tenório (MDB), Teca Nelma (PSDB), Fábio Costa (PSB), Cau Moreira (PSC), João Catunda (PSD) e Oliveira Lima (Republicanos) estão entre os que podem alçar novos voos. No bloco dos veteranos, Chico Filho (MDB), Eduardo Canuto (Podemos), Francisco Sales (PSB) e Kelmen Vieira (Podemos), licenciado para a Secretaria Estadual de Prevenção à Violência, também podem encarar a disputa. No momento, tudo ainda está no campo das hipóteses porque as definições só devem ocorrer a partir do mês de abril, quando se fechar a janela de transferência. E ainda quando forem definidas as federações partidárias no mês de maio. Segundo o vereador Leonardo Dias (sem partido), o seu compromisso prioritário é com a Câmara de Maceió.

Ele lembrou que é para isso que é pago pela população, tanto que tem priorizado a presença em plenário na maioria das sessões. "Sou pago pela população para estar presente às sessões legislativas. Tenho feito isso desde o início do mandato. Se vier a concorrer a algum cargo eletivo eu estarei presente nelas da mesma forma. Poderei ser candidato a outra coisa, mas permanecerei vereador. Tenho compromisso com o mandato que me deram", disse Dias. Ele é um dos defensores das sessões presenciais mesmo reconhecendo a facilidade de interação online. Ainda assim, acredita que estando na casa é mais fácil a construção de pautas comuns, acordos sobre matérias e o diálogo para construção de projetos. Quem também tem sido lembrada para uma possível disputa é a vereadora Teca Nelma.

Para ela, uma eventual disputa não deverá interferir em sua dinâmica de trabalho como vereadora. Ela lembrou que o fato de contar com uma assessoria técnica eficiente lhe dá o suporte necessário para manter-se conectada com as pautas diárias da casa. "Temos uma equipe muito dedicada que trabalha aqui diariamente numa sala única. Então a gente consegue dar conta, não apenas da sessões híbridas, mas também porque Maceió será sempre minha prioridade e toda a minha assessoria está aqui para, de forma conjunta, continuar trabalhando pela capital", explicou Teca.

Mais matérias
desta edição