loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Política

Política

ALE JÁ REGISTROU SETE CANDIDATURAS A GOVERNADOR-TAMPÃO E DUAS PARA VICE

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A eleição para governador-tampão de Alagoas tem agitado os bastidores políticos de Alagoas. Mesmo sendo um processo indireto, não faltam nomes para a disputa. Já são sete os interessados em ocupar o Palácio República dos Palmares e dois candidatos a vice. O último a colocar o nome para a disputa para chefe do Executivo Estadual foi o corretor de imóveis Stênio Luis Pereira da costa e Silva (MDB). A enfermeira Niedja Santos de Oliveira (PP) confirmou sua candidatura a vice. As escolhas para ambos os cargos ocorrem de forma independente.

Stênio, que é filiado ao MDB, mesmo partido do deputado estadual Paulo Dantas (MDB), favorito na disputa. Ainda assim, recém-chegado à legenda, ele diz acreditar que pode contribuir com a discussão e o projeto de Estado pós-pandemia. Primeira mulher a se candidatar no atual processo, Niedja entra na disputa de vice motivada pela necessidade da representatividade feminina no processo de escolha, mesmo ocorrendo sem participação popular. Ela informou que tem ligação com os movimentos socais e sempre participou do processo eleitoral disputando mandados eletivos proporcionais, mas sem êxito até o momento.

O PROCESSO

A eleição indireta ocorrerá no dia 2 de maio. Na semana passada, o vereador Siderlane Mendonça (PSB) também registrou sua candidatura como vice-governador, após convite feito pelo deputado estadual Davi Maia (União Brasil), que se registrou como candidato a governador. O outro nome da casa a também entrar na disputa foi o deputado estadual Cabo Bebeto (PL). Assim como Maia, ele já havia confirmado o interesse em enfrentar o candidato apoiado pela casa e que conta com o apoio do ex-mandatário. Na prática, todos os outros também são de oposição, já que surgem como opções fora do acordo que foi articulado pelo presidente Marcelo Vítor (MDB). Seria ele o comandante natural do Estado, caso não tivesse declinado da função no último dia 2 de abril.

OUTROS

Os demais candidatos que já protocolaram suas candidaturas e buscam espaço na cena política alagoana são o fisioterapeuta Antônio Pereira Chicuta, o bombeiro militar Luciano Valdomiro Silva Fontes e o servidor público Flávio Henrique Catão Nogueira. Todos disputarão espaço entre os 27 deputados estaduais que serão os responsáveis pela escolha a ser conduzida pelo Tribunal de Justiça. Com a vacância da função desde o início do mês, o Estado vem sendo comandado interinamente pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Kléver Loureiro, que se ausentou da função em caráter temporário. Em seu lugar está no exercício do cargo o desembargador José Carlos Malta Marques.

Relacionadas