Ao lado do senador Fernando Collor (PTB), o presidente da República, Jair Bolsonaro, inaugurou 40km da duplicação da BR-101, numa solenidade ocorrida no município Propriá, em Sergipe, na divisa com Alagoas, na manhã desta terça-feira (17). Importante e necessária para o desenvolvimento da região Nordeste, a
No discurso que proferiu, Bolsonaro destacou a satisfação em poder retornar ao Nordeste para a entrega de mais este projeto. Já foi anunciado, pelo Ministério da Infraestrutura, que, na próxima semana, a comitiva presidencial virá a Alagoas mais uma vez. Agora, será para inauguração de 6km de duplicação da mesma rodovia, na altura de São Miguel dos Campos.
“Feliz por ver o povo nordestino com as cores verde e amarelo. Sinto-me grato e sensibilizado com a maneira como sou recebido aqui. O Nordeste é nosso. Mais do que entregar esta obra, tenho a satisfação de saber que a população está cada vez mais se inteirando e conhecendo a política nacional. Demonstrando interesse pelo destino da nossa nação, se libertando da velha política brasileira”, destacou o presidente.
Ele afirmou que, desde quando assumiu o mandato, em 2019, tem trabalhado para tornar o Brasil diferente, apesar dos percalços que surgiram, a exemplo da pandemia de coronavírus e a guerra da Rússia contra a Ucrânia.
“Muitos defenderam a política do fique em casa, mas o governo federal respeitou a liberdade e, desde o começo da pandemia, sabia que deveria combater o vírus e o desemprego. Alguns governadores destruíram empregos, sobretudo dos mais pobres. Vencemos este obstáculo com o Auxílio Brasil, dando dignidade aos brasileiros. Também demos fim no movimento do MST quando passamos a titular as terras. O antigo assentado é proprietário da sua terra e não pratica mais atos de invasão”, completou.
Bolsonaro ainda frisou as ações da União para levar água aos sertanejos. Segundo ele, a transposição é uma realidade atual que deveria ter sido desde 2010. “O PT não desviou a água para o Nordeste, mas para o próprio bolso. O endividamento da Petrobras, na época do governo anterior, chegou a R$ 900 bilhões, que dariam para fazer 60 vezes a transposição do rio São Francisco”, afirmou. Ele ainda fez menção à presença de Collor à solenidade desta manhã, em Propriá. Para Bolsonaro, o senador de Alagoas é “um de seus grandes aliados no Parlamento brasileiro”.
No discurso, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, destacou a relevância da duplicação da BR-101 para o desenvolvimento dos estados nordestinos. Ele disse que, em três anos de mandato, a gestão Bolsonaro fez mais do que os governos anteriores em relação a essa obra. “São doze anos de espera deste lote de duplicação da rodovia. Estamos entregando uma obra de qualidade. Garantimos mais segurança para os caminhoneiros, que carregam as nossas riquezas pelas estradas brasileiras.
De acordo com o Ministério de Infraestrutura, a inauguração fortalece o corredor logístico do Nordeste, ofertando mais segurança e conforto para milhares de pessoas, além de fomentar a economia e o turismo regional. Como senador, Collor trabalhou para destravar e assegurar os investimentos necessários para a duplicação da BR-101. O deputado estadual Cabo Bebeto e o vereador por Maceió, Leonardo Dias, ambos do PL, prestigiaram a solenidade nesta terça-feira.