Política
OAM LANÇA PROJETO PRAIA 10 LIXO ZERO PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO
Iniciativa promoverá blitze na orla, distribuindo panfletos e sacolas biodegradáveis e fazendo adesivaço


A Organização Arnon de Mello (OAM) lançou, ontem, durante café da manhã, o Projeto Praia 10 Lixo Zero, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da destinação correta do lixo nas praias do estado, mudando hábitos e fazendo com que os resíduos sejam descartados em locais corretos, longe das areias e da água do mar. A iniciativa, que faz parte das comemorações dos 20 anos da TV Mar, vai promover, durante dois fins de semana, ações de conscientização dos moradores locais e dos turistas nas orlas da capital. A primeira blitz vai ocorrer neste domingo (29), por trás do Restaurante Barricas, na Ponta Verde, com montagem de tendas, entrega de panfletos e sacolas biodegradáveis, e adesivaço. No dia 5, a iniciativa vai ser levada à Pajuçara. Já no dia 12, será realizado um mutirão, em parceria com os Protetores do Oceano, no Pontal de Coruripe, com a retirada de lixo das praias. Para o diretor-executivo da OAM, Luís Amorim, é importante que cada pessoa faça a sua parte para que, no todo, possamos obter resultados. “Sabemos que esse projeto é algo muito pequeno em meio ao universo, mas se todos adotarem essa mesma iniciativa, ela ganhará corpo de tal forma que irá trazer grandes resultados. É importante que todos nós tenhamos essa preocupação com a questão do descarte nos mares, rios e lagoas para que não tenhamos uma agressão permanente. Neste minuto, temos toneladas de poluentes invadindo os mares e afetando toda a cadeia alimentar marinha. Mesmo que paremos hoje com a poluição, os efeitos dela ainda vão se propagar por muito tempo”, afirmou Luís Amorim.
AÇÃO ANUAL
O diretor comercial da OAM, Fernando James, destacou a importância de as pessoas terem sempre uma sacolinha à disposição para colocar o lixo quando forem à praia. Para ele, tudo começa com a conscientização. “Essa iniciativa é muito importante, até porque o que a gente quer para os nossos filhos e nossos netos é que eles tenham a praia que nós temos hoje, e isso tem que ser trabalhado agora”, afirmou James, ressaltando que o projeto Praia 10 Lixo Zero passará a fazer parte das ações anuais realizadas pela Organização. A iniciativa da Organização Arnon de Mello conta com a parceria das Lojas Guido, da Assembleia Legislativa de Alagoas, Hapvida, Prefeitura de Maceió, Equatorial, BRK, V2 Construções e da entidade Protetores do Oceano.
ADESÃO
Luiz Eugênio, diretor das Lojas Guido, disse que não pensou duas vezes em aderir à iniciativa, tendo em vista que ela pretende deixar as praias limpas para todos os alagoanos. “Nós apoiamos logo de início, pois pensamos: qual o alagoano que não quer ter sua praia limpa? A Guido, por ser uma empresa 100 alagoana, quer ver as praias limpas. Os projetos que a OAM lança são bem interessantes e queremos ver a nossa cidade melhor, porque é bom para todos”.
A coordenadora de Marketing da V2 Construções, Andreia Ramos, também elogiou a iniciativa. “É muito bom termos projetos desse tipo, que contribuem para a sustentabilidade, para o meio ambiente. Iniciativas desse tipo sempre chegam para somar. A OAM está de parabéns por mais esta iniciativa”, falou.
Rommel Mendes, idealizador da entidade Protetores do Oceano, disse que, como o grande público não tem acesso ao fundo do mar, pode ajudar fazendo a limpeza das faixas de areia, por isso a importância dos mutirões nas praias. A entidade vai apoiar as ações ajudando na distribuição de materiais, nas limpezas e orientações.
QUALIDADE DE VIDA
Já o diretor operacional da BRK Ambiental, Hebert Dantas, disse que o objetivo do projeto é o mesmo do trabalho realizado pela BRK, que é cuidar do meio ambiente e dar mais qualidade de vida para a população. “Preservar as praias, a água, que é o nosso maior bem, é uma luta nossa de todos os dias. A BRK está com algumas ações implantadas para resolver os problemas das línguas sujas, então um projeto desse, que busca tirar outro tipo de poluição das praias, a gente não poderia deixar de apoiar. Estamos aqui para sermos parceiros e melhorar a qualidade de vida da população alagoana e dos turistas que vêm nos visitar”, falou.