app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5756
Política

PREFEITURA DE MACEIÓ MANTÉM PROGRAMAÇÃO DAS FESTAS JUNINAS

Município argumenta que festejos vão garantir mais emprego e renda para a população e que segue atenta aos efeitos das chuvas

Por Jamylle Bezerra | Edição do dia 03/06/2022 - Matéria atualizada em 03/06/2022 às 04h00

As festividades de São João anunciadas pela Prefeitura de Maceió estão mantidas. O anúncio foi feito nessa quinta-feira (2), por meio de nota, onde é ressaltado que os festejos vão garantir mais emprego e renda para a população, em especial para os ambulantes e o setor de turismo. O município destacou ainda que segue atenta aos efeitos das chuvas dos últimos dias e às previsões meteorológicas, de modo que continuará atuando em ações preventivas como limpeza de canais e colocação de lonas especiais em áreas críticas. Para ajudar as vítimas das chuvas, o município vai realizar, junto com os festejos, uma campanha de arrecadação de donativos que serão, posteriormente, doados. A prefeitura ressaltou ainda o trabalho fiscalizador do Ministério Público Estadual (MPE), que havia recomendado a suspensão dos festejos, o que não será atendido na capital. Confira a nota na íntegra: NOTA OFICIAL – SÃO JOÃO DE MACEIÓ A Prefeitura de Maceió vem a público informar que as festividades juninas estão mantidas na capital de Alagoas, sem prejuízo de reavaliação desta posição em caso de mudança do cenário atual. Além de se solidarizar com todos os atingidos direta e indiretamente pelas chuvas, é importante destacar que a Prefeitura executou nos últimos doze meses ações maciças de prevenção a enchentes, tais como: limpeza recorrente das vias de escoamento das águas, retirando mais de 100 toneladas de entulhos; colocação de mais de 20 mil metros quadrados de lonas especiais em 171 áreas críticas da capital; construção de abrigos para até 200 pessoas; e implantação dos NUDECs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil). Este trabalho diligente minimizou os danos provocados pelo intenso volume de chuvas registrado em nossa capital nas últimas semanas. A realização das festividades juninas não comprometerá, de forma alguma, iniciativas nem orçamentos provisionados para atendimento a situações que se imponham. Na verdade, contribuirá para aquecer a economia da cidade, com expectativa de movimentar cerca de R$ 100 milhões. Vai gerar emprego, renda e impulsionar a retomada, em especial dos ambulantes e do setor de serviços e turismo, tão prejudicados pelas medidas restritivas da pandemia. Como contrapartida social à realização das festividades haverá o Massayó Solidário, com o objetivo de arrecadar alimentos, agasalhos e roupas para os desabrigados não só de Maceió, mas para outras cidades alagoanas. Registre-se, ainda, o reconhecimento do trabalho do Ministério Público Estadual de Alagoas, que tem acompanhado de maneira diligente e proativa, como é característico daquele órgão, o trabalho feito pela Prefeitura de Maceió. Continuaremos vigilantes e atentos ao cenário meteorológico e trabalhando diuturnamente de maneira preventiva e reativa, dando apoio à população.

VLT

Uma parceria entre a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Maceió (CBTU) levará mais animação aos passageiros do VLT. Aos sábados, o trem, que sairá da Estação Jaraguá, às 9h10, em direção à Lourenço de Albuquerque, em Rio Largo, contará com um trio de forró durante todo o percurso, na ida e na volta. A ação já começa neste sábado (4). “Esta viagem aos sábados é uma forma de marcar um período muito significativo para o Nordeste, especialmente para nós alagoanos: os festejos juninos. Neste caso, é ainda mais especial por ser o primeiro mês de junho depois de dois anos de pandemia”, diz o superintendente de Trens Urbanos, Carlos Jorge. O trem animado dos sábados de junho, com um autêntico forró pé de serra, faz parte da grade horária normal de viagens e terá o valor da tarifa de R$ 2,50, igual aos demais dias. O veículo tem capacidade para 300 pessoas. De acordo com a CBTU, a parceria com a FMAC objetiva oferecer mais uma opção para que a população que gosta ou tem curiosidade de viajar de trem possa aproveitar o sábado para passear de VLT, ouvindo o melhor da música regional ao vivo.

Mais matérias
desta edição