
SOB PRESSÃO, ESTADO DIVULGA RESULTADO FINAL DE CONCURSO DO CB
Medida foi tomada após decisão da Justiça e protesto dos candidatos aprovados; próximo passo é convocação para curso de formação
Por thiago gomes | Edição do dia 27/07/2022 - Matéria atualizada em 27/07/2022 às 04h00
Após decisão da 16ª Vara Cível da Capital da Fazenda Estadual e pressão de candidatos, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) publicou, no Diário Oficial desta terça-feira (26), o resultado final do exame toxicológico e o resultado final do concurso público para o Corpo de Bombeiros com a exclusão de candidatos.
Com esta etapa superada, os aprovados já podem ser admitidos para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) e ao Curso de Formação de Praças (CFP) da corporação. Foi publicado o resultado no exame toxicológico e final do certame para os cargos de aspirante a oficial bombeiro militar e soldado bombeiro militar. Nessa segunda-feira, concursados fizeram um ato em frente ao Palácio República dos Palmares para cobrar justamente a definição do início dos cursos de formação e a homologação do resultado final deste concurso. Eles alegaram que o Estado vive uma situação de calamidade pública em consequência das chuvas e os aprovados poderiam dar a contribuição para amenizar o quadro. O concurso foi alvo de investigação, cujo inquérito já foi concluído, onde cerca de 77 pessoas foram indiciadas e, destas, 61 foram afastadas. As fraudes ocorreram nos três certames realizados em Alagoas: o de soldado da PM, oficial da PM, soldado do Corpo de Bombeiros e agente da Polícia Civil. Segundo os investigadores, os envolvidos conseguiam colocar a prova presa ao corpo e pediam para ir ao banheiro visando entrar em contato com pessoas que estavam do lado de fora para pegar as respostas. No esquema, era cobrado o valor de R$ 5 mil para ter acesso às alternativas corretas das questões referentes às provas de cargos que exigiam o Ensino Médio. Já as questões com assuntos de nível superior corretas elevavam o valor para R$ 10 mil.