Política
ESTUDO IDENTIFICA ÁREAS DE RISCO PARA ACIDENTES GEOLÓGICOS REPRODUÇÃO Serviço Geológico do Brasil identificou áreas de risco para acidentes geográficos no município de Batalha RAYSSA CAVALCANTE REPÓRTER Após avaliações em municípios do Brasil, o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) identificou áreas de risco para acidentes geológicos em Batalha, no interior de Alagoas. O objetivo dos trabalhos é identificar e caracterizar áreas urbanizadas dos municípios sujeitas a sofrerem perdas ou danos, ca
Serviço Geológico do Brasil identificou áreas de risco para acidentes geográficos no município de Batalha


Após avaliações em municípios do Brasil, o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) identificou áreas de risco para acidentes geológicos em Batalha, no interior de Alagoas. O objetivo dos trabalhos é identificar e caracterizar áreas urbanizadas dos municípios sujeitas a sofrerem perdas ou danos, causados por eventos adversos de natureza geológica.
Segundo informações do SGB-CPRM, o município de Batalha “teve parte da população consideravelmente afetada, diante do processo de inundação. O fato se deve à expansão da área urbana combinada com a geomorfologia da região”.
Ainda de acordo com os dados, os fatores identificados estão associados às fortes chuvas, que culminaram em inundações em toda a cidade. Em julho e junho, todo o estado foi castigados com alagamentos, deixando mais de 60 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.
Além de Batalha, a situação de risco foi identificada em Alvarães, no Amazonas, Cordeirópolis, em São Paulo, Belo Oriente, em Minas Gerais, e Chaves, no Pará.
O documento informa que a setorização cartografa áreas de risco alto e muito alto, considerando diversas características do meio físico local que induzem a deflagração de processos como movimentos de massa, enchentes, inundações, erosões, dentre outros. Deste modo, o relatório fornece subsídios para o poder público adotar medidas destinadas à prevenção de desastres, direciona ações da Defesa Civil, fomenta ações de fiscalização, e contribui para a elaboração de projetos de intervenção estrutural em áreas de risco.
Dessa forma, os resultados permitem na aquisição de informações importantes para evitar ou dirimir a ocorrência de eventos adversos que podem provocar a perda de vidas humanas e danos materiais.
*com informações da assessoria.