loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 11/08/2025 | Ano | Nº 6024
Maceió, AL
29° Tempo
Home > Política

Política

NÚMERO DE CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL CAI 20% EM ALAGOAS

Nas eleições deste ano, foram 266 pedidos de registro na Justiça Eleitoral; em 2018 foram 336

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem NÚMERO DE CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL CAI 20% EM ALAGOAS

O número de candidaturas a deputado estadual em Alagoas teve uma queda de 20% este ano em comparação às eleições gerais de 2018. Por outro lado, há bem mais interessados na disputa à Câmara Federal. O aumento de candidatos para este cargo foi de 107%. Os dados foram pesquisados pela Gazeta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As estatísticas mostram que, há quatro anos, foram 336 postulantes a uma das 27 cadeiras disponíveis na Assembleia Legislativa (ALE). Em 2022, a Justiça Eleitoral recebeu 266 pedidos de registro de candidaturas. O especialista em Direito Eleitoral Marcelo Brabo acredita que a redução da quantidade de candidatos a deputado estadual se deu por causa das regras eleitorais, que mudaram, obrigando os partidos a se reorganizarem nas indicações para o pleito deste ano. “No passado, havia coligação. Hoje não mais. As legendas saem individualmente. Saem também as federações. Poucas foram formadas. Além disso, o TSE apertou e endureceu o controle do reconhecimento da fraude à cota de gênero. Isto faz com que eventuais candidaturas fictícias e só criadas para compor deixem de existir”, explicou. O advogado diz que, somado a estes fatores, ainda há o fato de as campanhas serem muito caras, sendo a captação de recursos dificílima nas campanhas. Acaba se transformando em um verdadeiro entrave para a maioria absoluta das siglas partidárias. “Houve, inclusive, por parte da legislação eleitoral, a limitação ao uso de recursos próprios dos candidatos. Portanto, certamente, o que está acontecendo se deve à soma destes pontos”, detalha Marcelo Brabo. Para deputado federal, foram registradas 172 candidaturas nas eleições deste ano contra 83 na campanha de 2018. O crescimento é maior que o dobro e também teria uma explicação racional, segundo o especialista ouvido pela reportagem. “A Câmara Federal se fortaleceu muito no atual cenário do Brasil. O Centrão comanda grande parte das ações, com grande influência no Executivo. Isto, talvez, tenha incentivado a muitos a serem candidatos a deputado federal”, frisou.

Ele acrescenta que não há como deixar de lado o fato de que o número de deputados federais influencia no cálculo das reservas financeiras (Fundos Partidário e Eleitoral).

O cenário de Alagoas não se trata de um fato isolado. Um levantamento feito pela CNN Brasil, com base nos dados do TSE, constatou que o registro de candidaturas a deputado estadual foi menor, em 2022, em 20 unidades da Federação. Considerando o total de postulantes ao cargo nas Assembleias Legislativas, a queda fica próxima dos 11% no Brasil. Entre 2018 e 2022, são 2.035 candidaturas a deputados estadual a menos. Nas últimas eleições, foram 18.922 candidatos. Neste ano, são 16.887 pedidos de registro. Os únicos estados que registraram aumento no número de candidatos às Assembleias Estaduais são Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e Tocantins. Por outro lado, as candidaturas a deputado federal tiveram um crescimento próximo de 20% se comparadas à última disputa. Mais de 10 mil pessoas tentarão uma vaga na Câmara Federal em outubro. São quase duas mil pessoas estão registradas para disputar o Congresso a mais do que em 2018. Amapá, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo são os únicos recuos nessa tendência. Os outros 23 estados proporcionam um crescimento de 19,96% na busca pelas 513 cadeiras de deputado federal. Apesar desta disparidade nas eleições proporcionais, no geral o número de candidaturas em Alagoas (somando-se todos cargos em disputa) ficou em estabilidade. Foram 467 registros em 2022 ante a 641, em 2018.

Relacionadas