Política
CANDIDATOS APOSTAM NO DEBATE DA TV GAZETA PARA CONQUISTAR INDECISOS
Programa vai ao ar na próxima terça-feira, após a novela Pantanal, e será mediado pelo jornalista Fábio Turci, da TV Globo

Seis candidatos ao governo de Alagoas terão, na próxima terça-feira (27), uma oportunidade valiosa para confronto de propostas e conquista do voto dos indecisos antes do primeiro turno das eleições, no dia 2 de outubro. Mediado pelo jornalista Fábio Turci, da TV Globo, o debate promovido pela TV Gazeta vai começar logo após a novela Pantanal e é sempre o mais aguardado das campanhas pela liderança de audiência da emissora no Estado.
Por ordem alfabética, foram convidados – e confirmaram presença – Collor (PTB), da coligação Alagoas Verde e Amarelo; Luciano Almeida (PRTB); Paulo Dantas (MDB), da coligação Alagoas Daqui pra Frente; Professor Cícero Albuquerque, da federação PSOL/REDE; Rodrigo Cunha (União Brasil), da coligação Alagoas Merece Mais; e Rui Palmeira (PSD), da coligação Pra Frente Alagoas. Quatro blocos estão programados no programa. Pelas regras previamente definidas e acordadas com representantes das chapas, cada concorrente fará perguntas a um adversário, um em cada bloco, com exceção do último, reservado para considerações finais. Os temas dos questionamentos serão livres ou sorteados na hora, envolvendo temas de interesse da administração estadual. A emissora informou que, se algum candidato faltar ao debate, que não seja por motivo de saúde, uma bancada será colocada no estúdio com o nome do candidato ausente. Na vez que ele for sorteado para perguntar a bancada, será mostrada com maior destaque e o mediador lembrará que faltou.
A diretora de jornalismo da TV Gazeta, Maria Goretti, avalia que o debate é um momento propositivo para que a população possa analisar os candidatos debatendo diretamente entre eles, conhecer as propostas, os argumentos e o convencimento de que é o mais preparado para ocupar o cargo.
À Gazeta, os candidatos ao governo convidados falaram da grande expectativa para este confronto direto. Collor lembrou que compareceu a todos os debates que foi convidado nesta campanha por “acreditar que se trata de um espaço adequado para apresentar propostas e prestar contas de quem tem serviço e ações por Alagoas”. Luciano Almeida pensa que terá a oportunidade de os alagoanos conhecer as suas propostas e o nível de todos os candidatos. “É o ápice de uma disputa democrática o debate de ideias. Espero que tenhamos a presença de todos os candidatos, proporcionando aos alagoanos e alagoanas, sobretudo aqueles que ainda não definiram seu voto, conhecerem o perfil de cada um e fazerem suas escolhas”. Candidato à reeleição, Paulo Dantas resumiu que aguarda o momento para “debater os melhores caminhos para o desenvolvimento de Alagoas”. O Professor Cícero Albuquerque também reforça a necessidade de participação dos adversários. “Que o debate se faça propositivo, porque assim farei. É um momento que a sociedade precisa ouvir as ideias e propostas de quem pretende governar Alagoas. Então, espero que seja um diálogo franco, verdadeiro, honesto e que o povo possa escolher, a partir desse momento, o candidato mais preparado”. Rodrigo Cunha diz esperar um confronto de alto nível, propositivo e respeitoso. “A iniciativa em realizar esse debate, a poucos dias da eleição do primeiro turno, é extremamente democrática. Colabora com a transparência do processo eleitoral e ajuda o eleitorado rumo à tomada de decisão consciente sobre o voto. É mais uma oportunidade para que todos conheçam um pouco da história, do perfil e das proposições de cada candidato para enfrentarmos os grandes desafios de nosso Estado”. Já Rui Palmeira nutre uma expectativa positiva do programa. “É o momento mais importante para apresentação de propostas, principalmente pelo fato do número grande de eleitores indecisos. Será um momento decisivo. Espero que os candidatos Paulo Dantas e Rodrigo Cunha não fujam do debate”.