app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5885
Política

TSE ORIENTA SOBRE ORDEM DE VOTAÇÃO NAS ELEIÇÕES DESTE ANO

Eleitor votará primeiro para deputado federal, depois para deputado estadual, senador, governador e por último para presidente

Por Da Redação | Edição do dia 29/09/2022 - Matéria atualizada em 29/09/2022 às 04h00

No pleito eleitoral deste ano, em que o primeiro turno ocorre dia 2 de outubro, o eleitor deve estar atento para a ordem de votação a fim de que não haja qualquer equívoco no momento de escolher seus representantes. Cinco cargos estarão em disputa: dois para o poder Executivo – Governador e Presidente da República – e três no âmbito do poder Legislativo – Deputado Federal, Estadual e Senador.

Na hora da votação, é importante ter atenção na ordem estabelecida pelo Congresso Nacional, iniciando para os cargos do poder Legislativo: Deputado Federal: é o primeiro cargo a ser votado, que tem 4 dígitos, representando o número do candidato; Deputado Estadual: vem na sequência, com 5 dígitos; Senador e seus dois suplentes: o eleitor deve teclar 3 dígitos; Governador e Vice-Governador: 2 dígitos; Presidente e Vice-Presidente da República: também 2 dígitos. Vale lembrar que os dois primeiros dígitos, para todos os cargos, referem-se ao número da agremiação partidária do candidato e que o eleitor pode levar um lembrete consigo para digitar corretamente na cabina de votação. E a novidade para estas Eleições Gerais de 2022 é que, para auxiliá-lo nesse momento, os mesários terão acesso à movimentação do teclado da urna – não ao voto – podendo identificar se há alguma inversão na ordem definida para o escrutínio. Para dirimir quaisquer dúvidas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou um assistente virtual - Chat Bot, criado em parceria com o WhatsApp, visando promover o acesso a informações relevantes sobre o processo eleitoral. O número do Chat Bot é (61) 9637-1078.

Mais matérias
desta edição