app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Política

SINDPOL DIZ QUE PAULO DANTAS QUEBRA ACORDO COM CATEGORIA

Entidade afirma que o governador ainda não se reuniu com a direção do sindicato

Por rayssa cavalcante | Edição do dia 29/09/2022 - Matéria atualizada em 29/09/2022 às 04h00

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) afirmou, nesta quarta-feira (28), que, desde que assumiu o Governo de Alagoas, o novo governador Paulo Dantas não concluiu o acordo da categoria com o governo anterior e não se reuniu com a direção do Sindpol. Segundo o Sindpol, Paulo Dantas vetou o projeto de lei da verba de vestimenta da categoria, que foi aprovado na Assembleia Legislativa. Além disso, ele não concedeu o reajuste da verba de alimentação, mesmo já contando com a dotação orçamentária. A diretoria do sindicato lembrou ainda que o governador Paulo Dantas apenas concedeu o reajuste da verba alimentação aos policiais e bombeiros militares. O projeto de lei de criação do Núcleo de Qualidade de Vida dos Policiais Civis foi aprovado pela Assembleia Legislativa desde o dia 27 de junho deste ano, e até agora o governador não sancionou a lei. O presidente em exercício do Sindpol, Jânio Barbosa, também denunciou que as delegacias de Alagoas continuam com toneladas de acúmulo de materiais de apreensão, que é um transtorno aos policiais civis e à população, além de servir como foco de mosquitos, ratos e escorpiões. “Os policiais civis continuam com o pior piso salarial da segurança pública de Alagoas, recebendo menos que o policial militar, que é nível médio. O Estado também paga o pior piso salarial dos policiais civis no Brasil”, informou o sindicalista. De acordo com o Sindpol, mais da metade das delegacias regionais, ou seja, seis delegacias regionais plantonistas das cidades de Viçosa, Novo Lino, Delmiro, Batalha, Palmeira e Penedo ficam fechadas no final de semana, prejudicando o atendimento da população.

“O efetivo é insuficiente, e as 500 vagas do Concurso Público não suprirão a carência de 2.500 policiais civis. Além disso, o edital do concurso foi mal elaborado e com a clausula de barreira, as vagas não serão preenchidas. O Sindpol já solicitou ao Governo do Estado mudança no edital, mas até o momento não foi atendido”, informou o sindicato.

A categoria também luta pela compensação financeira com o aumento da carga horária de 30 para 40 horas semanais, que o governador não negocia com o Sindpol. “O dia da eleição está chegando, e o Sindpol pede atenção dos policiais civis quanto à falta de compromisso do atual governador que tenta a reeleição”, disse o dirigente sindical.

Mais matérias
desta edição