Política
DANTAS AMPLIA VANTAGEM NA LIDERANÇA, APONTA PESQUISA IPEC
Para o candidato Collor, instituto “tomou um porre e vai acordar com uma bruta ressaca no domingo”


A terceira e última pesquisa Ipec/TV Gazeta confirmou a tendência de crescimento do candidato à reeleição Paulo Dantas (MDB), que tem agora 45% das intenções de voto, seguido de Rodrigo Cunha (União), que consolida para o 2° turno com 23%. A surpresa foi o crescimento do candidato Rui Palmeira (PSD) que soma 16%. O senador Fernando Collor (PTB) obteve 14%. Os percentuais se referem aos votos válidos, quando são excluídos os brancos e nulos. Os demais candidatos de partidos menores, os chamados “nanicos”, juntos não ultrapassaram 1%. Esse o caso de Luciano Almeida (PRTB) e do professor Cícero Albuquerque (PSol). Já o Bombeiro Luciano não pontuou nesta última consulta.
Na primeira consulta realizada no início do mês 1º de setembro, com a avaliação dos votos válidos Paulo Dantas tinha 30%, saltou para 36% (19/09). Cunha havia partido com 26% e em seguida caiu para 23%, enquanto Rui Palmeira aparecia com 19% e em seguida caiu para 14%, vindo crescer nesta última consulta. Entre os candidatos dos partidos pequenos, apenas Cícero Albuquerque chegou a 2% na segunda pesquisa, mas não conseguiu se manter.
A última pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 30 de setembro de forma presencial. Foram ouvidos 800 votantes em 35 municípios. A margem de erro é 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
PORRE
Perguntado sobre o resultado da pesquisa, Collor disse que o Ipec “tomou um porre e vai acordar com uma bruta ressaca no domingo”. O candidato ao governo de Alagoas do presidente Bolsonaro tem realizado carreatas e agendas com expressiva presença pública, na capital e no interior. Os demais candidatos não haviam se manifestado sobre o resultado da pesquisa até o fechamento desta edição”.