loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Política

Política

DANTAS E CUNHA DISPUTARÃO O 2º TURNO DA ELEIÇÃO PARA O GOVERNO

Atual governador obteve 46,64% dos votos válidos, contra 26,79% do candidato do União Brasil

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem DANTAS E CUNHA DISPUTARÃO O 2º TURNO DA ELEIÇÃO PARA O GOVERNO

A eleição para o governo do estado terá 2° turno entre o governador Paulo Dantas (MDB) que obteve 46,64% dos votos válidos, contra Rodrigo Cunha (União), que obteve 26,79%. O ex-governador Renan Filho (MDB) se elegeu para a única vaga ao senado.O senador Fernando Collor (PTB) ficou na terceira colocação e Rui Palmeira (PSD) na quarta colocação. Entre os candidatos dos partidos “nanicos” o melhor colocado foi Cícero Albuquerque (PSol), seguido do Bombeiro Luciano Fontes (PMB), que não participou de nenhum debate, e Luciano Almeida (PRTB) O resultado frustrou as expectativas de Dantas que acreditou que onda vermelha puxada pelo presidente Lula, teria favorecido a ele e a todos os candidatos do partido. Durante a votação, em Batalha, chegou a acreditar que poderia até vencer no 1° turno.

Mas, o crescimento do senador Collor acabou dificultando que Dantas tivesse o percentual de 50% mais um que lhe garantiriam a reeleição no último domingo.

“Fizemos uma campanha limpa, linda, ao lado de pessoas que confiam que nada em Alagoas vai parar, porque trabalhando sério conseguimos grandes resultados e nosso desenvolvimento segue em ritmo acelerado”, disse Dantas. Seu adversário, o senador Rodrigo Cunha, desde o início da campanha se apresentava com a possibilidade de estar no 2° turno. Chegou a ter empate técnico com o senador Collor, mas na reta final mostrou força avançou na disputa.

Ontem, quando foi votar em Arapiraca, Cunha falou do quanto era importante para a sua campanha está em sua terra natal. “Aqui em Arapiraca é onde está a minha raiz. Essa cidade simboliza tudo isso, com a presença de Luciano Barbosa [atual prefeito] do nosso lado, que também buscou unir Arapiraca. Se não fizermos isso, vamos continuar sendo o estado que mais tem pessoas passando fome, que mais tem analfabeto e que tem dificuldade de as pessoas crescerem com as próprias pernas”, disse Cunha.

ANÁLISE

Segundo o cientista político Eduardo Magalhães, que acompanhou toda a apuração pela 98.3 FM, emissora integrante da OAM, a força do candidato reside na máquina governamental e em padrinhos como o senador eleito Renan Filho e o ex-presidente Lula. “O poder de voto de Paulo Dantas é o da máquina governamental e dos que conquistou como político. Por isso acredito que fique abaixo dos 40%. O Rodrigo deve passar de 30% e se consolidar no 2° turno. Mas, ficou sendo muito cobrado como alguém que não fez algo pelo Estado, mesmo tendo atuado de forma como se deve atuar um senador”, Eduardo Magalhães.

Relacionadas