Política
REDES SOCIAIS: BOLSONARO TEM MAIS QUE DOBRO DE SEGUIDORES DE LULA
Campanhas à Presidência da República traçam estratégias para ganhar o terreno virtual


Na batalha eleitoral travada nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, aparece nadando de braçada e tem mais que o dobro dos seguidores de seu oponente, o ex-presidente Lula (PT). No Facebook, por exemplo, Bolsonaro é seguido por 15 milhões, enquanto Lula tem 5,3 milhões. No Twitter, os números também são favoráveis ao atual presidente: 9,4 milhões contra 5,1 milhões. A diferença é ainda maior no Instagram, em que Bolsonaro aparece com 23,8 milhões de seguidores, contra 8,9 milhões de Lula. Desde a eleição de 2018, Bolsonaro tem nas redes sociais fortes canais de comunicação com apoiadores. No primeiro turno de quatro anos atrás, ele tinha oito segundos de propaganda no horário eleitoral gratuito de rádio e TV. Portanto, a internet foi protagonista de sua campanha naquele momento. O atual presidente é também o quarto mandatário com mais seguidores de todo o mundo. Ele fica atrás apenas de Narendra Modi (201,2 milhões), primeiro-ministro da Índia; Joko Widodo (77,5 milhões), presidente da Indonésia; e Joe Biden (64,7 milhões), presidente dos Estados Unidos. Os números levam em consideração as três redes sociais listadas anteriormente. O candidato à reeleição fica na frente de líderes populares nas redes sociais como Volodymyr Zelensky (26,6 milhões), presidente da Ucrânia; e Recep Tayyip Erdogan (39,5 milhões), presidente Os perfis oficiais de Lula e Bolsonaro nas redes sociais são canhões de comunicação e ganharam ainda mais relevância durante as eleições deste ano. Desde o início das campanhas em 16 de agosto até domingo (23), o petista acumulou 4,5 milhões de novos seguidores; e o presidente, 5,1 milhões — somando números do Facebook, Instagram e Twitter. Tanto o ex-presidente como o mandatário figuram entre os políticos com mais seguidores em todo o planeta. Lula tem 19,3 milhões somando as três redes; Bolsonaro acumula 48,2 milhões. As estratégias de campanha não se resumem, contudo, ao engajamento orgânico das contas oficiais dos presidenciáveis. As estratégias dos presidenciáveis abarcam ações coordenadas de influenciadores digitais e impulsionamentos de conteúdos.
APOIOS
Lula e Bolsonaro contam com outros perfis influentes na corrida pelo engajamento do ambiente digital. As campanhas de ambos tiveram compromissos nas últimas semanas com equipes de comunicadores para a reta final das eleições. No dia 18, Lula se reuniu com comunicadores em evento online para alinhamento estratégico. O petista ainda conta com figuras que não fazem parte do núcleo central da campanha, mas dão suporte a sua candidatura. É o caso de Felipe Neto, que tem 15 milhões de seguidores no Twitter e 16 milhões no Instagram. Jair Bolsonaro gravou live no último dia 13 com o empresário Pablo Marçal (Pros) e convocou influenciadores digitais a operarem para sua campanha. O coach tem 2,5 milhões de seguidores no Instagram e apoia o candidato à reeleição.