Neste domingo (30), quando acontece o segundo turno, mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar retornam às urnas para decidir as Eleições 2022. É hora de escolher quem você quer para presidente da República. Em alguns estados também tem segundo turno para governador. Confira, abaixo, tudo o que você precisa saber para votar com tranquilidade e segurança:
QUEM VOTA?
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.
HORÁRIO DE VOTAÇÃO?
O horário de votação nas Eleições 2022 foi unificado e, no segundo turno, valem as mesmas regras: é das 8h às 17h do horário de Brasília. Eleitoras e eleitores que estiverem na fila para votar antes das 17h terão seu direito garantido mesmo com o encerramento do horário.
DOCUMENTOS
Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. Entre as opções, estão: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto. CNH digital é válida também. Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, caso a sua foto já apareça por lá.
NÃO VOTEI NO PRIMEIRO TURNO. POSSO VOTAR NO SEGUNDO?
Pode.
COMO ACHAR MEU LOCAL DE VOTAÇÃO?
Você pode fazer a consulta pelo aplicativo e-Título, pelo Portal do TSE ou pelo Tira-Dúvidas do Tribunal no WhatsApp, conhecido também como chatbot.
O QUE É PODE OU NÃO PODE NO DIA?
A legislação eleitoral permite a manifestação individual e silenciosa do eleitor no dia da votação para partidos, coligação ou candidato. É permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas. Mas é proibida a propaganda eleitoral, como pedido de voto.
PODE VOTAR DE BERMUDA, REGATA E CHINELO?
Sim. O TSE não proíbe a utilização de nenhum desses itens.
Biometria - quem está com o cadastro eleitoral regular, mesmo que não tenha coletado os dados biométricos, poderá votar normalmente nas Eleições 2022.
Celular - após entregar o documento de identificação você terá de deixar o aparelho de celular desligado, seguindo as orientações do mesário.
Porte de armas - O novo texto da Resolução TSE nº 23.669/2021 passou a proibir que pessoas portando armas de fogo a menos de 100 metros das seções eleitorais. A exceção é apenas para quando agentes de segurança (em atividade de policiamento
Ordem de votação - governador, com dois dígitos (onde houver segundo turno para governador); presidente, com dois dígitos (em todo o país) e prefeito, também com dois dígitos (onde houver eleição suplementar).