app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5881
Política

VOTAÇÃO EM AL TERÁ 6 MIL AGENTES E TROPAS FEDERAIS EM 27 MUNICÍPIOS

Mais de 4 mil policiais militares farão a segurança dentro e fora das seções eleitorais em todo o Estado

Por thiago gomes | Edição do dia 29/10/2022 - Matéria atualizada em 29/10/2022 às 04h00

O segundo turno das eleições em Alagoas vai contar com um efetivo de 6 mil policiais dentro e fora dos mais de mil locais de votação. Por demandar uma atenção especial, pelo clima de acirramento entre as campanhas ao governo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de tropas federais para 27 municípios do Estado, onde a disputa é ainda mais acalorada. O reforço vai alcançar as cidades de Batalha, Campo Alegre, Canapi, Coruripe, Delmiro Gouveia, Inhapi, Major Isidoro, Marechal Deodoro, Mata Grande, Matriz de Camaragibe, Murici, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Penedo, Piranhas, Porto Calvo, Rio Largo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Campos, Traipú, União dos Palmares, São Sebastião, Junqueiro, Teotônio Vilela e Feira Grande. A definição desses locais foi estratégica. Todas têm grande influência dos grupos políticos que estão concorrendo ao governo de Alagoas, seja pelo parentesco com os prefeitos e lideranças locais ou pelo domínio antigo das famílias nos municípios.

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, atendeu, em parte, ao apelo feito pela coligação Alagoas Merece Mais, de Rodrigo Cunha (União Brasil), para que as tropas federais pudessem garantir a tranquilidade em Alagoas no próximo domingo (30). Segundo o ministro, a segurança dos eleitores não poderá ficar à mercê de interesses ou disputas locais.

“De forma excepcional, cabe a atuação do TSE para reforçar e apoiar o Tribunal de origem na preservação de um ambiente pacífico e seguro aos eleitores do Estado. Trata-se de apoio excepcional conferido ao Tribunal Regional Eleitoral para preservação do ambiente próprio à realização de eleições seguras e livres, considerando o cenário acirrado da disputa ao segundo turno no Estado, com a ampliação da violência, atrelado ao contexto de fragilidade institucional”, destacou Moraes, na decisão. Pela determinação, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, desembargador Otávio Leão Praxedes, deverá entrar em entendimento com o comando federal do Exército no Estado para definir, separadamente, a zona eleitoral aonde a força deverá se apresentar, incluindo o endereço e o nome do juiz eleitoral, a fim de viabilizar o planejamento da ação do efetivo necessário. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) informou que, no âmbito da Polícia Militar, os Comandos do Policiamento da Capital (CPC) e do Interior (CPI) colocarão em prática a Operação Eleições 2022, que empregará 4.038 policiais militares para fazer a segurança dentro e fora dos locais de votação em todo o Estado. A estratégia é a mesma desempenhada no 1º turno. Além do efetivo ordinário, serão disponibilizados 988 policiais na área metropolitana de Maceió, divididos em oito Regiões de Policiamento que, por sua vez, se subdividirão em 36 setores. Na área do CPI, 3.050 militares do serviço ordinário e de reforço estarão distribuídos em 91 municípios. Foram escalados efetivos do policiamento orgânico e de reforço, incluindo batalhões de áreas, unidades especializadas, setores administrativos e unidades de ensino.

CORPO DE BOMBEIROS

As equipes de salvamento de serviço do Corpo de Bombeiros ficarão em prontidão em pontos base próximos aos locais de votação com maior movimento. Além disso, o serviço de guarda-vidas será reforçado nas praias da região metropolitana, visto que, historicamente, há aumento do número de banhistas nos dias de eleição. Além dos 100 militares exclusivos para o serviço de guarda-urnas, serão disponibilizados 130 integrantes neste serviço ordinário.

POLÍCIA CIVIL

Na véspera e dia da eleição (sábado e domingo), serão mobilizados 1.200 policiais civis em todo o Estado, entre delegados, escrivães e agentes de polícia. Todas as viaturas da frota própria serão utilizadas durante a realização do pleito, com o reforço de veículos solicitados a outros órgãos do Estado. O delegado-geral Gustavo Xavier e o delegado-geral Adjunto, Eduardo Mero, também ficarão de plantão durante o processo da eleição, enquanto os gerentes de Polícia Judiciária das regiões 1, 2, 3 e 4, e suas equipes, supervisionarão os trabalhos realizados em suas respectivas áreas administrativas de atuação. Todas as delegacias de polícia terão plantão de 24 horas. Nas unidades policiais pertencentes a Grande Maceió e delegacias distritais e regionais do interior do Estado, os plantões das equipes da Polícia Civil terão início às 18h, do dia 29 outubro (sábado), e término às 18h, do dia 30 de outubro (domingo). Após as 18h do dia 30, as ocorrências no interior do Estado passam a ser atendidas nas delegacias regionais. Também estarão funcionando, em regime de plantão: a Gerência de Recursos Especiais (GRE) e suas secções e a Gerência da Corregedoria Geral. A Oplit e o Tigre estarão de prontidão com suas equipes regulares.

Mais matérias
desta edição