loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 27/07/2026 | Ano | Nº 6275
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Política

Política

PRESIDENTE ELEITO GANHOU EM 89 CIDADES DE AL

Ouvir
Compartilhar

A apuração das urnas neste segundo turno revelou que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu na maioria dos municípios alagoanos. Ele ganhou em 89 cidades – em algumas alcançando o percentual superior a 90% dos votos válidos. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) foi o preferido do eleitorado de 13 municípios, inclusive na capital.

Pariconha, na região sertaneja, deu ao petista a maior votação em termos proporcionais do Estado. Lula obteve 5.771 votos, representando 91,13% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro teve apenas 562 votos (8,87% do total). Em Água Branca, o presidente eleito também tinha tido um excelente desempenho no primeiro turno e repetiu o feito nesse domingo (30). Foram 9.400 votos para Lula (90,35% do total) contra 1.004 votos para Bolsonaro (9,65%).

A maior parte dos municípios do Sertão e Agreste deu ao petista uma expressiva votação neste segundo turno, garantindo a vitória dele no Estado por 58,68% dos votos válidos ante a 41,32% do atual presidente. Em pelo menos 13 municípios alagoanos a votação foi apertada, com ligeira vantagem para Lula, a exemplo da capital do Agreste. Assim como no primeiro turno, Lula venceu em Arapiraca, segundo maior colégio eleitoral de Alagoas. Lá, o ex-presidente obteve 61.009 votos (52,74% dos votos válidos), contra 47,26% (54.674 votos) de Bolsonaro. Por outro lado, o presidente repetiu o cenário do primeiro turno e ficou em primeiro lugar na votação em Maceió. Ele também venceu em mais 12 municípios do interior de Alagoas. Na capital, Bolsonaro obteve 270.549 votos, o equivalente a 57,18% dos votos válidos. Já Lula ficou com 204.887 votos (42,82%). Ele também foi melhor em vários municípios do Litoral Sul e da Região Norte de Alagoas. O atual presidente ganhou em Maragogi, Porto Calvo, Japaratinga, Novo Lino, Matriz de Camaragibe, Flexeiras, Paripueira, Satuba, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Jequiá da Praia e Coruripe.

Relacionadas