Política
Paulo Dantas anuncia equipe de transição de governo e diz que vai trabalhar alinhado com futuro governo Lula

Thiago Gomes e Greyce Bernardino
O governador Paulo Dantas (MDB) anunciou, durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (4), o nome dos integrantes da chamada equipe de transição de governo, que ele vai criar com o objetivo de planejar as ações do Executivo para o próximo mandato. Ele garantiu que o trabalho do grupo será alinhado com as estratégias que estão sendo pensadas pelo futuro governo Lula (PT).
Compõem a equipe a secretária-chefe do Gabinete Civil, Luiza Barreiros; a secretária de Governança, Poliana Santana; o secretário da Fazenda, George Santoro; a secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Renata Santos; e a procuradora-geral do Estado, Samya Suruagy.
Segundo Dantas, a equipe de transição vai traçar um diagnóstico das ações de governo e planejar as atividades de forma integrada com o grupo de trabalho nomeado pelo presidente eleito da República.
“Precisamos entender qual a direção que o presidente Lula vai dar para o governo federal. Acreditamos que ele vai priorizar o desenvolvimento humano e econômico da nação. Nossa equipe já está em contato com vice-presidente eleito, o ex-governador Geraldo Alckmin, para saber qual a estratégia daqui pra frente”, explicou.
A coletiva, conforme o próprio governador, foi convocada para um bate-papo com os jornalistas no intuito de fazer um balanço da eleição e para anunciar o planejamento para os próximos quatro anos de gestão. Mais uma vez, Dantas confirmou que vai mandar – e até ampliar – os programas sociais do Estado, a exemplo do Cartão Cria e do Escola 10, além de criar o Correria, que vai isentar do pagamento do IPVA motociclistas que tenham motos com até 170 cilindradas e motoristas por aplicativo, assim como perdoar as dívidas com estes impostos.
Também prometeu estabelecer parceria com o governo federal para tocar obras de grande vulto no Estado, como o Canal do Sertão, o aeroporto de Maragogi e a duplicação de rodovias (a exemplo da AL-101 Norte até Maragogi). Prometeu ainda criar programa Mais Médicos Alagoas, destinado a estudantes concluintes de Medicina e concursos para várias áreas a depender da necessidade.
Ele garantiu o pagamento do 13º salário do funcionalismo público estadual até o dia 15 de dezembro e informou que enviou ao Legislativo projeto de Lei Delegada visando à reestruturação administrativa do Estado, sem passar detalhes sobre a proposta.
Após a coletiva, o governador se reuniu com o atual secretariado para uma conversa de planejamento.