app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5757
Política

DEFESA CIVIL ALERTA PARA POSSIBILIDADE DE LAGOA MUNDAÚ TRANSBORDAR

Inmet estende alerta de risco de chuvas intensas em 79 municípios de Alagoas até esta terça-feira

Por rayssa cavalcante | Edição do dia 08/11/2022 - Matéria atualizada em 08/11/2022 às 06h53

Devido ao volume de chuvas que caíram na capital alagoana no fim de semana, a Defesa Civil Municipal emitiu, na tarde desta segunda-feira (7), um SMS de alerta para a possibilidade de transbordamento da Lagoa Mundaú. “Com uma quantidade alta de precipitação, como a que registramos nos dois últimos dias, o volume de água na calha principal do rio aumenta e ele busca espaço nas planícies de inundação, ou seja, a área das margens, provocando enchente nas residências mais próximas”, explicou o geógrafo da Defesa Civil, Thyago Lima. Entretanto, o coordenador do órgão, Abelardo Nobre, esclareceu que a possibilidade existe, mas não terá a mesma proporção da inundação que ocorreu no mês de julho deste ano. “Mesmo com proporções menores, nossa missão é alertar a população para que busquem local seguro pois, o mais importante é salvaguardar a vida dos maceioenses”, enfatizou. O órgão informou também que segue monitorando os níveis hidrológicos e a previsão de chuvas em toda a capital alagoana.

ALERTA DE PERIGO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu o alerta de perigo para chuvas intensas em 79 municípios de Alagoas até a manhã desta terça-feira (8). Desde sexta (4), as chuvas tem causado alagamentos, acidentes, soterramentos e quedas de árvores no estado. Segundo o Inmet, há possibilidade de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Também pode ocorrer alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com áreas de risco.

As cidades em alerta são: Anadia, Arapiraca, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Batalha, Belém, Boca da Mata, Branquinha, Cacimbinhas, Cajueiro, Campestre, Campo Alegre, Campo Grande, Capela, Chã Preta, Coité do Nóia, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Coruripe, Craíbas, Estrela de Alagoas, Feliz Deserto, Flexeiras, Girau do Ponciano, Ibateguara, Igaci, Igreja Nova, Jacuípe, Japaratinga, Jaramataia, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Maceió, Major Isidoro, Maragogi, Marechal Deodoro, Maribondo, Mar Vermelho, Matriz do Camaragibe, Messias, Minador do Negrão, Murici, Novo Lino, Olho d’Água Grande, Palmeira dos Índios, Paripueira, Passo de Camaragibe, Paulo Jacinto, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Pindoba, Porto Calvo, Porto de Pedras, Porto Real do Colégio, Quebrangulo, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, Santana do Mundaú, São Brás, São José da Laje, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Satuba, Tanque d’Arca, Taquarana, Teotônio Vilela, União dos Palmares, Traipu e Viçosa.

Mais matérias
desta edição