loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 01/03/2025 | Ano | Nº 5915
Maceió, AL
30° Tempo
Home > Política

Política

Vereadores aprovam em 1ª discussão emenda do Orçamento impositivo

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem Vereadores aprovam em 1ª discussão emenda do Orçamento impositivo

O terceiro ano de gestão do prefeito JHC (PSB) dever ser marcado pela aplicação do orçamento impositivo. Ontem a Câmara, durante sessão ordinária aprovou em primeira discussão a matéria. A iniciativa só foi possível pela inclusão na ordem do dia de uma emenda coletiva à Lei Orgânica do Município. Coube ao vereador Chico Filho (MDB) pedir a inclusão do texto para a apreciação em plenário. Com o deferimento do presidente Galba Netto (MDB) a matéria foi apreciada e aprovada. Na sequência, o vereador José Márcio apresentou requerimento para a realização de uma sessão extraordinária para que a emenda fosse votada pela 2° vez, ainda em primeira discussão. A medida ocorre por se tratar de alteração ao texto constitucional. Sendo assim, toda a ordem do dia, foi transferida para a sessão ordinária desta quarta-feira (23). Submetida a nova votação, como o esperado, a matéria também seguiu aprovada por unanimidade. Porém, conforme determina o regimento, voltará para apreciação em segunda votação em até 10 dias. Na prática, se a Casa mantiver a alteração do texto, o valor total das emendas de cada vereador deverá ser aplicado na íntegra. O modelo de orçamento é o mesmo já aprovado na Câmara dos Deputados, por isso, segue sendo discutido nos demais parlamentos.

A matéria, porém, assim como todas as outras, também seguirá para sanção ou não do Executivo. Caso rejeite, com veto parcial ou total, ela volta para a Câmara de Vereadores, que tem plena autonomia de derrubar o veto e, posteriormente, promulgar a lei com sua respectiva alteração.

Orçamento

A alteração proposta pela Casa, terá influência direta sobre o Orçamento 2023. A Lei Orçamentária Anual (LOA) será discutida em audiência pública, nesta quarta-feira, a partir das 9h, no Plenário Galba Novaes de Castro. A proposição foi feita pelas Comissões de Constituição e Justiça com Orçamento e Finanças. Qualquer cidadão e associações representativas podem participar presencialmente ou à distância por meio de plataforma digital. As propostas populares serão incluídas em forma de emendas que serão apresentadas pelos vereadores.

A LOA já vem sendo debatida com a sociedade por meio de audiências convocadas pelo próprio Executivo. A etapa da Câmara é a última antes que o texto sofra alterações para análise nas Comissões Temáticas, elaboração de pareceres e votação em plenário.

Relacionadas