app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5710
Política

Governo de Alagoas forma 256 novos policiais penais

Com a missão de fortalecer a segurança pública, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) realizou, nesta quinta-feira (8), a formatura de 256 policiais penais. A solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso e da carteira profissio

Por tatianne lopes | Edição do dia 09/12/2022 - Matéria atualizada em 09/12/2022 às 04h00

Com a missão de fortalecer a segurança pública, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) realizou, nesta quinta-feira (8), a formatura de 256 policiais penais. A solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso e da carteira profissional ocorreu no Centro de Convenções, no Jaraguá, em Maceió. O evento marca a entrada de novos policiais penais para o exercício da profissão, contribuindo para a manutenção da ordem, disciplina e segurança pública no sistema prisional alagoano. A secretária do Gabinete Civil, Luiza Barreiros, esteve no evento representando o governador Paulo Dantas. Barreiros destacou que o gestor vem investindo na segurança dos presídios do Estado. “A formatura de hoje representa o coroamento de um processo que começou lá atrás e que teve destaque no governo Paulo Dantas. Os novos policiais penais, agora, tem a missão de trabalhar no sistema que abriga pessoas que foram privadas da liberdade e que tentam ser ressocializados”, afirmou.

realização

Walnísia Chaves, de 41 anos, é uma das policiais penais formadas na turma de ontem. Ela comemorou a conquista de se formar. “É um sentimento de realização, porque é uma coisa que a gente batalha para conquistar, então, quando chega nesse dia é como se fosse a concretização de tudo, depois de passar pelo curso de formação, é muito importante. Tudo que eu passei lá atrás valeu a pena. Tem horas que a gente quer desistir porque abdicamos de muita coisa, mas, só não consegue quem desiste. O que vale é persistir, continuar, com altos e baixos, tudo na vida é assim, mas no final é gratificante demais”, conta. Presente ao evento, o secretário da SSP, Flávio Saraiva, falou sobre a importância da integração das polícias para a segurança dos alagoanos. Ele destacou a nova formação dos policiais penais, que agora podem lidar com ocorrências de maior complexidade. “Os policiais penais anteriores, que eram agentes penitenciários, formavam mais na área administrativa e, hoje, temos a área operacional e isso é um compromisso desses policiais com a segurança pública. Eles são formados para ocorrências de maior complexidade, enfim, foi um curso de 520 horas, mais de três meses de treinamento, então, é um pessoal capacitado”. A formatura de 255 novos policiais penais foi marcada por muita expectativa, alegria e emoção. De acordo com informações da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), cerca de 60% dos profissionais que agora integram a Polícia Penal de Alagoas são oriundos de outros estados e escolheram Alagoas pela estrutura oferecida pela instituição.

Mais matérias
desta edição