loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 26/06/2025 | Ano | Nº 5997
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Política

Política

Justiça Eleitoral diploma candidatos eleitos em Alagoas

Receberam o diploma os 27 deputados estaduais, 9 federais, um senador, o governador e o vice eleitos

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Maceió, 16 de dezembro de 2022
Justiça Eleitoral diploma candidatos eleitos, no Tribunal de Justiça de Alagoas - Brasil
Foto:@Ailton Cruz
Maceió, 16 de dezembro de 2022 Justiça Eleitoral diploma candidatos eleitos, no Tribunal de Justiça de Alagoas - Brasil Foto:@Ailton Cruz -

A diplomação dos eleitos reuniu políticos experientes e novatos em uma grande solenidade presidida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Otávio Praxedes. Familiares, assessores, secretários, militantes partidários e desembargadores acompanharam atentos o último ato da Justiça Eleitoral antes da posse. Em seu discurso, o presidente do TRE, Otávio Leão Praxedes, destacou o resultado das unas e parabenizou o TRE pelos trabalhos realizados “para garantir a democracia e não para influenciar com suas decisões o resultado eleitoral de Alagoas”. “O evento de hoje reconhece a lisura de nossas eleições. Na minha forma de entender, a democracia é o melhor regime existente, e é através das eleições que elegemos nosso representante. Sendo assim, desejo sorte e sabedoria aos eleitos”, falou. Entre os deputados estaduais, o presidente da casa, deputado estadual Marcelo Victor (MDB), ressaltou o compromisso político que culminou com a eleição do governador Paulo Dantas (MDB) uniu o parlamento. E isso deve continuar já que a base de apoio ao governo é maioria. Ele lembrou que muito do sucesso do ex-governador Renan Filho foi resultado da participação do legislativo. “O Parlamento é um colegiado e, como tal, fracionam-se as responsabilidades e os sucessos. Quem colocou as matérias fui eu, mas por causa de um amplo entendimento dos líderes. Além da vontade dos parlamentares de votar as matérias. E não adiantava nada pautar algo que não estivesse maduro e pronto para ser votado. O parlamento apoiou e continua apoiando todas as matérias encaminhadas pelo governo Renan Filho e Paulo Dantas. Tivemos uma parceria muito boa e graças a todos os parlamentares”, revelou Marcelo. Ele disse que a experiência adquirida ao longo dos últimos anos e em todo o processo de relação com o Executivo vai continuar para garantir boa interlocução e ajudar na gestão do Estado. “O ambiente continuará sendo harmonioso para que as matérias do governo sejam aprovadas, melhoradas para que o parlamento produza. E produzimos muito. Como exemplo cito aqui a unificação do serviço de água e esgoto. Foi gestado lá. Contribuímos muito e é óbvio que queremos que isso continue. É daqui para melhor”, afirmou Marcelo. Bruno Toledo (MDB), que chegou a ter o mome especulado para presidir a casa, aproveitou o momento para reafirmar seu apoio na reeleição do presidente Marcelo Victor.Conforme revelou espera manter o mesmo compromisso com o povo alagoano.

“Espero manter todos os compromissos assumidos em praça pública, fazer um mandato probo, sério e próximo às causas sociais. E reafirmando meu compromisso com a reeleição Marcelo Victor. A ALE sempre foi o poder comprometido com os avanços de Alagoas. E, agora, não será diferente e vamos acentuar mais essa parceria. O governador Paulo é fruto desse trabalho legislativo. E isso levará ainda mais benefícios aos alagoanos”, declarou Bruno.

Segundo o deputado estadual Marcos Barbosa (Avante), a pauta social continuará tendo total prioridade em seu mandato, porque esse também é o compromisso assumido com o governador Paulo Dantas. “Sempre fiz parte da bancada dos governadores Renan Filho e Paulo Dantas. Conseguimos êxito nas duas partes. E vamos seguir trabalhando junto para que tenhamos dias melhores para o Estado de Alagoas. Tenho compromisso com a área de saúde, esportiva e social. Na ação social, hoje, mais de 130 mil mulheres recebem o Cartão Cria, que era R$ 100 e passou para R$ 150, graças a uma indicação nossa e aprovada pelo governador Renan Filho”, disse o parlamentar. Especialista na área de saúde, onde atua como cardiologista, o deputado estadual médico José Wanderley Neto (MDB) chega ao parlamento com a experiência de militância política e ex-vice-governador. Com seu jeito calmo e peculiar de se expressar, disse que leva para a Casa de Tavares Bastos a experiência de lidar com pessoas. “Durante toda a minha vida, fundamentalmente, cuidei de gente. E agora quero continuar isso com mais instrumentos cuidar muito mais. Alagoas é um estado muito vulnerável, com 92% da população que depende do Sistema Único de Saúde. Então, nossa principal bandeira será essa”, disse Wanderley. Ciente dos desafios que pode encontrar no parlamento, o médico acredita com seu carisma e fama de exímio conciliador possa contribuir também com essa característica no Legislativo. “ Essa sempre foi uma característica minha. Nem sempre a gente consegue. Mas é bom e eu sempre procurei juntar as pessoas e identificar as convergências. As divergências deixemos elas de lado. Um dia a gente consegue. Mas vou levar para lá essa experiência”. O contexto político diferente, em nível nacional, assim como no plano estadual não devem ser barreiras para o deputado estadual Cabo Bebeto (PL). Defensor da candidatura do presidente Bolsonaro desde o primeiro momento, ele acredita que sua atuação parlamentar continuará com a mesma firmeza e compromisso que garantiram sua reeleição. “Minhas bandeiras continuam as mesmas. Sei que terei muito mais trabalho. Eu me preocupo muito com as questões financeiras e o futuro do Estado e do país. Mas, a defesa é a mesma, com mais experiência, mas a postura será a mesa”, garantiu Bebeto.

Federais

Eleito deputado federal, o ex-secretário de educação Rafael Brito (MDB) chegou cedo ao Tribunal de Justiça. Em contato com a imprensa destacou que sua atuação na área, naturalmente, o colocará a frente dessa bandeira em Brasília. “Estamos com muita vontade de atender aos anseios daqueles que depositaram sua confiança em mim. A educação será uma das principais bandeiras. Eu já tenho trabalhado, em Brasília, esse assunto desde que fui convidado pela equipe de transição do governo Lula”, disse Brito. Ele disse que os trabalhos foram encerrados na semana passada e o resultado dos levantamentos será entregue ao próximo ministro da Educação, o ex-governador do Ceará Camilo Santana. De acordo com Rafael isso é bom para todo o Nordeste e a relação com o Estado. “Estou muito feliz e satisfeito na retomada da educação pública como centro de grandes investimentos em nosso país. O que senti é que a educação vai ter um avanço muito grande em termos de investimentos. Somente aqui em Alagoas, por exemplo, há 34 creches com obras paralisadas porque não há recursos para a construção”, completou Rafael. Prestes a ocupar o seu primeiro cargo eletivo, mas com muito conhecimento na área jurídica e de segurança, o deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil) disse que terá compromisso com pautas que beneficiem a população. Para isso, disse que nos últimos dias passou a estudar com mais detalhes como funciona o parlamento a fim de que possa o quanto antes poder contribuir com o debate e projetos para o Estado de Alagoas. “Fiquei estudando com detalhes para conhecer os meandros do Congresso Nacional para ter uma participação à altura do governo de Alagoas. Tudo para conseguir, cada vez mais, respostas resolutivas. Evidentemente o Brasil é um país muito complexo e a forma de pensar ou agir do do parlamento também comporta toda essa diversidade. Agirei de forma independente e o que for bom para o país estarei presente. Mas, também, serei um agente fiscalizador eficiente. A minha cor partidária é o meu país. Trabalharei para honrar essa confiança que recebi da população”, enfatizou Gaspar.

Relacionadas