loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 06/08/2026 | Ano | Nº 6282
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Política

Política

Mais de 600 mil visitantes devem passar por AL na alta temporada

Perspectiva é que o período seja um dos mais agitados dos últimos anos, que foram marcados pela pandemia de Covid

Ouvir
Compartilhar
Imagem ilustrativa da imagem Mais de 600 mil visitantes devem passar por AL na alta temporada

Chegou o verão e, com ele, a melhor época do ano para muitas pessoas que moram ou gostam de visitar o Nordeste brasileiro. O período, já convidativo para fazer viagens e conhecer novos lugares, coincide com as férias escolares, o Natal e Réveillon, o que faz com que muitas pessoas procurem um destino especial. Alagoas, com suas belezas naturais e seu mar azul de águas mornas, tem se consolidado como um dos locais mais procurados por turistas no país. Este ano, com a redução de casos de Covid, o cenário para a economia local pode ser considerado ideal e a previsão é que mais de 600 mil visitantes passem pelo estado na alta temporada. Não é preciso ir longe para perceber que o estado está lotado de visitantes querendo conhecer o que há de melhor por aqui. Seja nos Litorais Sul ou Norte ou até mesmo na capital, as praias, bares e restaurantes estão lotados a todo momento. Na orla da capital alagoana, que conta atualmente com uma decoração toda especial de Natal, cheia de luzes e cores, está difícil até de fazer uma caminhada. Ruas lotadas de pessoas buscando o melhor ângulo e tentando fazer a foto perfeita para postar nas redes sociais.

Mas o passeio pela orla - uma das mais bonitas do Brasil - não rende somente boas imagens, também faz girar a economia local. Uma parada no restaurante para um jantar em família, pipoca para as crianças e água para matar a sede após caminhar até o Marco dos Corais. Tudo isso representa dinheiro circulando.

A estimativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) é que cada visitante gaste por aqui, em média, R$ 534,60 por dia durante a passagem pelo estado, o que daria em torno de R$ 320 milhões a mais circulando nas mãos dos comerciantes e empreendedores de Alagoas.

Novos voos

Shorts Youtube
Play
Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Play
Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Play
Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Play
Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Play
Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Esta temporada de verão, de fato, promete ser uma das mais agitadas dos últimos tempos. Isso porque muitas pessoas esperaram o abrandamento da pandemia da Covid-19 para viajar e aproveitar a época mais quente do ano. Com a malha aérea recuperada dos prejuízos e a oferta de mais voos para o Estado, o fluxo de passageiros tem crescido constantemente no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. A perspectiva é que haja um aumento de 20% na movimentação de passageiros nos terminais somente neste mês de dezembro. Quando comparado ao último mês de novembro, são cerca de 270 mil pessoas desembarcando em Alagoas na alta temporada, de acordo com dados da Aena/Brasil, administradora do aeroporto. Em comparação com a alta temporada do ano passado, os dados representam um aumento de 60% no número de passageiros que passam pelo Zumbi dos Palmares. Para a Sedetur, Alagoas está pronta para receber todos os visitantes. Novos leitos foram criados e muitas regiões turísticas já estão consolidadas, com uma infraestrutura - inclusive hoteleira - capaz de atender às demandas existentes. Além de Maceió, os destinos mais procurados neste período no estado são Maragogi, São Miguel dos Milagres, Marechal Deodoro e Barra de São Miguel. “Alagoas está mais preparada do que nunca para receber esses visitantes. Só em 2022, com o incentivo do Governo do Estado, através da Sedetur, Alagoas inaugurou mais 4 mil leitos de hotéis. Temos uma rede hoteleira bem preparada, regiões turísticas estruturadas e destinos que atendem os visitantes que procuram destinos de sol e mar, de aventura, gastronômicos e culturais”, informa a Sedetur.

Rede hoteleira

O setor hoteleiro também tem comemorado os resultados deste final de ano. Com uma ocupação atual de 82%, que deve chegar a 90% até a próxima semana, quando ocorre o Réveillon, a procura por leitos tem sido satisfatória, de acordo com a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH/AL). “Depois da derrota do Brasil na Copa, houve um aumento expressivo nas vendas. São os indecisos e as pessoas que deixam para fazer a reserva de última hora. A expectativa para o Réveillon é muito boa e esperamos chegar a 90% até o final do mês”, afirma o vice-presidente da ABIH/AL, Hugo Toledo, ressaltando que, além da alta procura, os valores das diárias, que ficam mais caras neste período, acabam ajudando o setor a alcançar um resultado bastante importante.

Relacionadas