loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 02/08/2026 | Ano | Nº 6280
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Política

Política

Disque-Censo agilizará recenseamento em AL

Ouvir
Compartilhar
Imagem ilustrativa da imagem Disque-Censo agilizará recenseamento em AL
-

Alagoas ainda conta com mais de 31 mil domicílios que não responderam ao Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para agilizar a conclusão do recolhimento dos dados, já está disponível no estado o Disque-Censo 137, onde os moradores que não responderam ao questionário podem ligar. O serviço, que passou a atender a todos os estados do país desde esta terça-feira (27), será disponibilizado de forma gradativa nos municípios de acordo com o andamento da coleta em cada local.. De acordo com dados do instituto em Alagoas, ainda faltam ser recenseados no estado 19.152 domicílios com moradores ausentes, além de 12.635 domicílios com recusa, o que dá um total de 31.787 domicílios. Esse número representa 3% dos domicílios ocupados. No Estado, o Disque Censo foi incluído no dia 12 de dezembro e, segundo informou a assessoria de comunicação do IBGE, apenas 10 ligações foram realizadas até o momento. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todo os dias da semana das 8h às 21h30. Lançado em 30 de novembro no Piauí e em Sergipe, dois estados onde a coleta se encontra em estágio final, o Disque-Censo 137 é inédito na história dos censos demográficos do IBGE. O serviço já recebeu mais de 430 chamadas até 23 de dezembro.

O 137 é um telefone disponibilizado ao IBGE pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e configura um serviço de utilidade pública. As ligações são recebidas por atendentes de uma central de atendimento específica para esse serviço. Para o atendimento, o IBGE conta com 120 agentes censitários de pesquisa por telefone, trabalhando todos os dias (incluindo fins de semana e feriados), das 8h às 21h30. “Com o Disque-Censo, o IBGE pretende oferecer um serviço à população de forma que qualquer pessoa que não tenha sido recenseada reivindique esse direito e não fique de fora do Censo 2022, garantindo uma cobertura ainda mais precisa do território”, afirma a diretora-adjunta de Pesquisas do IBGE, Maria Lucia Vieira.

Ao receber a ligação, os atendentes pedem que o morador se certifique de que nenhuma outra pessoa que reside no domicílio respondeu ao Censo, pois basta que um morador forneça as informações por todos. Caso o morador confirme que ninguém no domicílio respondeu, a ligação prossegue e o atendente solicita o endereço para verificação. A partir da conferência no banco de dados, o atendente informa ao morador se o endereço consta como visitado ou não. Se o domicílio tiver sido visitado, a informação é passada ao morador e o atendimento é encerrado. Caso o endereço não tenha sido visitado, o atendente informará que um recenseador irá presencialmente ao domicílio. “Nenhuma informação do questionário é passada ao solicitante, tampouco é mencionado o nome de outros moradores do endereço informado”, ressalta a coordenadora substituta do Centro de Apoio ao Censo (CAC), Larissa Catalá. Segundo ela, durante os 13 dias em que o serviço estava disponível apenas no Piauí e em Sergipe, foram recebidas 114 ligações, das quais 95 se referiam a moradores não recenseados. Nesses casos, são abertos “chamados” para as equipes locais, para que entrem em contato com os moradores e agendem um dia para visitar o domicílio.

Relacionadas