app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5718
Política

Mais de 124 mi foram às urnas em 2022

No segundo turno da eleição, Lula é eleito presidente e Paulo Dantas, governador de Alagoas

Por Fábio Costa | Edição do dia 31/12/2022 - Matéria atualizada em 31/12/2022 às 04h00

Governador Paulo Dantas assina decreto que reduz alíquota do ICMS dos combustíveis, o que permite redução do preço da gasolina. No dia 14, foi promulgada a Emenda à Constituição Federal que prevê a criação de um estado de emergência para ampliar o pagamento de benefícios sociais até o fim do ano

AGOSTO

Partidos realizam suas convenções oficializam sete candidatos ao governo do Estado e cinco ao Senado. Começa a campanha eleitoral. Tem início o Censo 2021 em todo o País. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebe 12 pedidos de registro de candidaturas para a disputa da Presidência da República.

SETEMBRO

Os candidatos à Presidência da República fizeram campanha eleitoral por todo o país. No primeiro dia do mês, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, por unanimidade, o registro de candidatura de Roberto Jefferson, presidente do PTB, à Presidência. Quem concorreu em seu lugar foi o vice da chapa, Padre Kelmon, que teve o registro deferido.

OUTUBRO

O mês de outubro foi marcado pela realização das eleições 2022. O primeiro turno foi no dia 2. Por volta das 21h30, com 96,93% das urnas apuradas, foi confirmada a realização de segundo turno entre os candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Em Alagoas, Paulo Dantas (MDB) e Rodrigo Cunha (União Brasil) passaram para o segundo turno, que foi realizado no dia 30. Lula foi eleito presidente com 50,9% dos votos válidos. Em Alagoas, Paulo Dantas venceu com 52,33% dos votos válidos.

NOVEMBRO

Desembargador marcelo vieira toma posse na presidência do TRE-AL. Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, nega pedido do Partido Liberal (PL) para anular votos de cerca de 280 mil urnas eletrônicas usadas no segundo turno das eleições.

DEZEMBRO

Justiça Eleitoral diploma os candidatos eleitos nas eleições de outubro. Governador reeleito Paulo Dantas anuncia o secretariado para o segundo mandato e mantém o protagonismo das mulheres, que ficarão com 15 pastas. Presidente eleito Lula anuncia os futuros ministros, entre eles o senador eleito por Alagoas, Renan Filho, que assumirá a pasta dos Transportes.

Mais matérias
desta edição