O desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza tomou posse, nessa sexta-feira (13), como presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), para o biênio 2023-2024. O ato administrativo ocorreu na presidência da Casa.
O novo presidente foi eleito por aclamação, pelo Pleno do Tribunal, em sessão realizada em julho de 2022. A posse solene, no entanto, ocorrerá dia 10 de fevereiro, às 16h.
Também foram empossados o desembargador Orlando Rocha Filho, para a vice-presidência, e o desembargador Domingos de Araújo Lima Neto, para a Corregedoria-Geral de Justiça.
Na cerimônia realizada na manhã de hoje, estiveram presentes o governador de Alagoas, Paulo Dantas, acompanhado do ministro dos Transportes, Renan Filho; do presidente da Assembleia Legislativa (ALE), Marcelo Victor; do presidente da Câmara de Vereadores, Galba Novaes Neto; e do prefeito de Maceió, JHC.
Fernando Tourinho de Omena Souza, se comprometeu a trabalhar pela harmonia entre os poderes e entre as instituições. A cúpula da Justiça estadual eleita para o biênio 2023-2024 tomou posse nesta sexta-feira (13).
“Quero destacar a importância de existir harmonia e respeito entre os três poderes, sempre pensando no que é melhor para os destinos do nosso estado de Alagoas. A gente ama esse estado e penso que se dialogarmos mais, vamos fazer mais”, discursou o presidente empossado.
O desembargador garantiu também “permanente diálogo” com os servidores e magistrados da Justiça alagoana. “Estou convencido de que se eu conseguir contagiar vocês, vamos realizar muito”, disse.
Fernando Tourinho reiterou a gratidão aos pares, por ter sido escolhido para o cargo. “Quero, em meu nome, e em nome dos outros empossados, agradecer essa confiança. A responsabilidade é grande, mas esperamos ser merecedores dessa confiança”. O novo presidente parabenizou a cúpula diretiva que concluiu a gestão 2021-2022, composta pelo presidente Klever Rêgo Loureiro, o vice-presidente José Carlos Malta Marques, e o corregedor-geral Fábio José Bittencourt Araújo. “Vocês cumpriram muito bem a missão”, disse Tourinho. O desembargador Klever Loureiro citou algumas das conquistas da sua gestão e relatou o sentimento de ter feito o melhor possível. “Hoje eu concluo um ciclo que se iniciou há dois anos. Não foram fáceis, foram dois anos difíceis, dois anos de pandemia, mas nós enfrentamos”, discursou Loureiro.
TRAJETÓRIA
Fernando Tourinho ingressou na magistratura estadual em 1992 e passou pelas comarcas de Passo de Camaragibe e Marechal Deodoro, antes de chegar à capital. Em Maceió, foi juiz da 25ª Vara Criminal (Execuções Penais), 8ª Vara Criminal (Tribunal do Júri), 1ª Vara da Infância e da Juventude e 17ª Vara Criminal (organizações criminosas).
Tomou posse no segundo grau de jurisdição, como desembargador, em 2012, e foi corregedor-geral de Justiça no biênio 2019-2020..