app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5718
Política

OBRAS DE AMPLIAÇÃO DO AEROPORTO DEVERÃO SER CONCLUÍDAS ATÉ ABRIL

Segundo Aena, Zumbi dos Palmares terá operações mais seguras e capacidade 70% maior que atual

Por DA REDAÇÃO - COM ASSESSORIA | Edição do dia 17/01/2023 - Matéria atualizada em 17/01/2023 às 04h00

O governador Paulo Dantas e a secretária estadual de Turismo, Bárbara Braga, se reuniram ontem, com representantes da concessionária Aena Brasil, administradora do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, para avaliar o andamento das obras que têm expectativa de entrega para abril. Na ocasião, o novo diretor-geral da Aena, Joaquim Rodriguez, foi apresentado e apontou o interesse de alinhar ações e parcerias para fortalecer o Destino Alagoas. A ampliação do aeroporto faz parte de um conjunto de obras que alcançam todos os terminais geridos pela Aena no Brasil e contam com investimentos de R$ 1,4 bilhão.

O governador Paulo Dantas destacou que o turismo em Alagoas é eixo estratégico do desenvolvimento social e econômico do Estado e que a ampliação do aeroporto é uma das ações que devem colaborar para receber melhor o turista.

“Temos resultados excelentes no turismo e vamos melhorá-los ainda mais porque sabemos que esta vocação econômica natural deve ser um dos caminhos para melhorarmos a vida dos alagoanos por meio da geração de emprego e renda”, afirmou Paulo. Com a mudança, o Aeroporto Zumbi dos Palmares terá operações mais seguras com áreas de escape (Resa) e eliminação de obstáculos, recapeamento de pista e pátios, além de nova sinalização horizontal, redução de extravio de bagagem com a implantação de um novo processador automatizado e preparação para inspeção de bagagens por raio. Após as obras, a capacidade será 70% maior, com quase duas vezes mais passageiros que hoje, tendo também novas salas de embarque remoto, com um espaço maior do que o atual.

As obras no aeroporto incluem ampliação de terminais; redesenho de fluxos mais intuitivos para os passageiros; novos pontos de aeronaves, com mais espaço para embarque e desembarque; investimento para aumentar a segurança das pistas; melhorias em acessos viários; intervenções em estacionamentos, entre muitos outros benefícios, de acordo com a necessidade de cada aeroporto. Às obras físicas, somam-se à implantação de novas tecnologias, mais modernas e precisas, com a aquisição de equipamentos e sistemas de última geração. Todo o processo de devolução de bagagens será automatizado, com uma entrega mais assertiva e ágil. Outra novidade importante é o esforço da Aena Brasil para oferecer edificações sustentáveis, com energia renovável e reuso de água, entre outras medidas.

“Será um aeroporto sustentável e com mais conforto. Viemos apresentar o novo diretor geral Joaquim Rodriguez e também atualizar o governador sobre o adiantamento das obras que estamos fazendo para ampliar a capacidade do aeroporto de Maceió, deixando ele mais confortável e preparado para o futuro e o crescimento do turismo no estado. A gente trabalha com uma previsão de entrega em abril, podendo se estender por um mês. Mas acreditamos que em abril a gente consegue entregar o aeroporto pronto”, pontuou o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Aena, Marcelo Bento.

Mais matérias
desta edição