loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 30/06/2025 | Ano | Nº 5999
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Política

Política

SECRETARIAS PLANEJAM AÇÕES PARA VIABILIZAR OBRAS DO CANAL DO SERTÃO

Atuação de cada pasta foi discutida durante reunião em que foi apresentado um panorama atual do projeto

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem SECRETARIAS PLANEJAM AÇÕES PARA VIABILIZAR OBRAS DO CANAL DO SERTÃO
-

As secretárias Luiza Barreiros, do Gabinete Civil; Poliana Santana, da Governança; Carla Dantas, da Agricultura; Carol Balbino, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço; e os secretários Rui Palmeira, da Infraestrutura; Gino César, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; e o engenheiro da Casal, Alzir Lima, se reuniram ontem para apresentar um panorama sobre as ações executadas por cada pasta sobre o Canal do Sertão e alinhar dados técnicos que serão enviados ao governo federal. De acordo com a Luiza Barreiros, o encontro serviu para captação de dados técnicos, bem como conhecer projetos que assegurem a viabilidade do canal e o benefício para as famílias sertanejas. “Esse encontro é para garantir a continuidade das obras do Canal do Sertão, conhecida como a maior obra de infraestrutura hídrica do Estado, que é uma das prioridades do governador Paulo Dantas. Hoje alinhamos os dados técnicos para enviar ao governo federal com o objetivo de obter os recursos necessários para execução da obra. Além disso, também discutimos os projetos que irão viabilizar o canal e assegurar seus benefícios às famílias do sertão alagoano”, explicou.

Quatro trechos da obra já foram concluídos. O trecho 5 irá se estender do KM 123,4 ao Km 150, abastecendo centenas de famílias residentes nos municípios de São José da Tapera, Monteirópolis e Olho d’Água das Flores. Essa é a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas, e uma das maiores do Nordeste, sendo implantada pelo Governo de Alagoas em convênio com o Governo Federal, por meio da Seinfra.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Rui Palmeira, com a união de esforços das secretarias, a obra beneficiará milhares de alagoanos. “Várias secretarias têm responsabilidades em relação ao Canal do Sertão e por isso a reunião tratou desse planejamento. Cada um deve cumprir exatamente o seu papel, já que falta pouco para a gente finalizar a obra do primeiro perímetro irrigado, que é lá em São José da Tapera. E a gente precisa que cada secretaria assuma a sua responsabilidade e a gente consiga o mais rápido possível dar mais utilidade ao Canal do Sertão”, destacou o secretário. O empreendimento, quando concluído, beneficiará 42 municípios e mais de um milhão de alagoanos, possibilitando a irrigação de uma área superior a 26 mil hectares e vai impactar positivamente na qualidade de vida da população. Até o momento foram concluídos os quatro primeiros trechos, alcançando o Km 123,4. Quando estiver concluída, a obra de infraestrutura hídrica alcançará a marca de 250 Km de extensão, ligando Delmiro Gouveia a Arapiraca. Cerca de mil agricultores já utilizam a água do Canal do Sertão para produzir e, em breve, com a união dos esforços da Seinfra e da Semarh, muitos outros serão beneficiados.

Relacionadas