Política
PAULO INAUGURA OBRAS DE REFORMA E MANUTENÇÃO DA SEDE DA UNCISAL
Prédio histórico recebeu melhorias em vários setores, com investimento de R$ 8 mi do Tesouro Estadual
O governador Paulo Dantas inaugurou, ontem, as obras de reforma e manutenção predial da sede da Universidade de Ciências da Saúde do Estado de Alagoas (Uncisal), ano em que se comemora 55 anos de fundação da instituição.
O histórico prédio passou por mudanças significativas em ambientes essenciais da instituição, como a ampliação do estacionamento para 70 vagas, seis salas de aula, reforma do laboratório de anatomia, um novo refeitório criação de áreas verdes e espaços de convivência, construção de um novo biotério, nova recepção com catracas de controle de acesso e videomonitoramento.
Segundo Paulo Dantas, foram investidos R$ 8 milhões do tesouro estadual, alocados pela Secretaria de Estado da Educação. Ele anunciou que o Estado vai executar os projetos de construção de mais três UPAs em Rio Largo, Marechal Deodoro e Coruripe e mais três hospitais em Maceió, Arapiraca e Palmeiras dos Índios, que vão gerar uma demanda de mais 7 mil profissionais da área de saúde. “A Uncisal será de fundamental importância para formação desses profissionais”, completou o governador.
O reitor da Uncisal, Henrique Costa, informou que a universidade tem hoje matriculados 2.300 alunos de cursos presenciais e 1.500 à distância, em 12 cursos, sendo 5 de bacharelado e 7 de tecnólogo e licenciatura. “A mudança da Uncisal foi o melhor presente que poderíamos receber nos 55 anos da instituição. A Uncisal tinha um prédio antigo que precisava de muitas melhorias. Com essa reforma vamos não só melhorar o conforto de nossos estudantes, professores e servidores, mas vamos melhorar ainda mais a qualificação de nossos acadêmico”, destacou o reitor.
A transformação também chegou no miniauditório e nas salas de aulas que ganharam pintura, climatização novo mobiliário e aparelhos de multimídia. Para os alunos, outro ganho importante foi o novo espaço para o Movimento Estudantil, com uma nova estrutura para que as gestões dos Diretórios e Centros Acadêmicos conduzam suas ações com muito mais conforto. O projeto de reforma e construção da Uncisal beneficiou, ainda, novos laboratórios de órtese e prótese, laboratório de cinesiologia e terapia ocupacional, além dos laboratórios multiusuários e de microscopia, promovendo avanços no ensino e na pesquisa. Localizada no terceiro andar do prédio, a parte administrativa, responsável por abrigar a Reitoria, pró-reitorias, assessorias técnicas e toda a parte administrativa, também passou por uma transformação importante, incluindo a aquisição de novos mobiliários e equipamentos para todos os departamentos. Mas não foi apenas o prédio-sede da Uncisal que ganhou mudanças na sua parte estrutural. A Reitoria da Uncisal também contemplou as unidades assistenciais da Uncisal com projetos de reforma e construção.