loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 25/06/2025 | Ano | Nº 5996
Maceió, AL
22° Tempo
Home > Política

Política

TRAIPU DEVE SER 1º MUNICÍPIO A RETOMAR OPERAÇÃO PIPA

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Até o começo desta semana, a Defesa Civil Nacional recebeu a solicitação de inclusão dos municípios de Traipu e Santana do Ipanema na Operação Carro-Pipa. Em Traipu, os trâmites para o retorno do programa emergencial do governo federal estão mais avançados, em face de implantação, conforme revelou a Coordenação de Defesa Civil Municipal. A novidade foi confirmada à Gazeta, ontem, pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

Com isso, está cada vez mais próxima a retomada desta ação após quatro meses suspensa em Alagoas devido a entraves burocráticos envolvendo a União, o Estado e os municípios da região do semiárido. Desde novembro, nenhuma localidade alagoana do semiárido tem recebido água potável em caminhões-pipa. A solicitação feita à Secretaria Nacional de Defesa Civil para Traipu foi analisada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e a inclusão será providenciada pelo Exército Brasileiro.

O coordenador da Defesa Civil do município, Maurício Machado, confirmou que as tratativas para ao retorno da distribuição de água pela Operação Pipa estão avançadas. Uma equipe de militares do Exército já esteve na cidade para verificar a situação e organizar a logística.

Traipu teve no começo do ano o reconhecimento do governo federal da situação de emergência pelo longo período de estiagem. Por lá, o cenário é desolador nas áreas rurais. A prefeitura iniciou um processo administrativo interno para decretar quadro de emergência, que só foi oficializado em janeiro deste ano. O reconhecimento não se deu pelo Estado, apenas pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Em relação a Santana do Ipanema, a solicitação foi recebida, na sexta-feira (10), e está em análise pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Relacionadas