loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 12/07/2025 | Ano | Nº 6009
Maceió, AL
27° Tempo
Home > Política

Política

CEI DA BRK INICIA TRABALHOS COM FORTE PRESSÃO POLÍTICA

Comissão vai apurar aplicação do plano de investimento da empresa e seus serviços prestados em Maceió

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem CEI DA BRK INICIA TRABALHOS COM FORTE PRESSÃO POLÍTICA

Poucos esperavam, mas a Câmara Municipal abriu uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) com a proposta de ‘apurar, investigar e fiscalizar a correta aplicação do Plano de Investimento oferecido pela empresa BRK Ambiental e seus serviços no município de Maceió’. O grupo já foi instalado, inclusive teve a publicação no Diário Oficial dessa sexta-feira (17), porém não se sabe qual rumo deve tomar diante da enorme pressão política sobre a provável investigação. Detalhes do cronograma de atividades da comissão serão repassados em entrevista coletiva com a imprensa, agendada para a manhã desta segunda-feira (20), no Plenário da Casa de Mário Guimarães. A expectativa é a de que os integrantes informem os primeiros passos a serem dados e, sobretudo, quem devem convocar para prestar esclarecimentos. A CEI será presidida pelo vereador João Catunda (PP) e relatada pelo vereador Francisco Sales (União Brasil). O Pastor Oliveira Lima (Republicanos), Dr. Cleber Costa (PL) e Eduardo Canuto (PV) são membros titulares. Já os vereadores Leonardo Dias e Davi Davino (PP) figuram na condição de suplentes.

Além da coletiva, a Câmara marcou uma audiência pública, para o dia 22 de março (quarta-feira), para discutir os frequentes aumentos nas tarifas de água e esgoto na capital. O requerimento para a audiência pública foi apresentado por Eduardo Canuto, sendo subscrito pelos vereadores João Catunda (PP), Francisco Sales (União Brasil) e Marcelo Palmeira (Podemos).

Consultada pela Gazeta, a BRK Ambiental revelou que, até essa sexta-feira, não havia sido formalmente convidada para a audiência pública, que está prestes a acontecer. Mesmo assim, garantiu que “está sempre à disposição para dialogar com todos os interlocutores e esclarecer quaisquer temas acerca do projeto de concessão e dos serviços prestados pela BRK na Região Metropolitana de Maceió”. Catunda assegura que a CEI vai apurar o que classifica como “o desserviço que a empresa BRK tem dado aos maceioenses, todos os transtornos, aumento abusivo das taxas de esgoto, qualidade da água e os problemas nas vias públicas com obras intermináveis e inacabadas”. Em entrevista à Rádio Farol, o vereador Eduardo Canuto disse que, apesar de ser um dos membros da CEI, este não seria o momento adequado para este tipo de medida a ser tomada pelo Parlamento. “As discussões tomaram uma proporção muito grande. A audiência pública que propus é importante para entendermos primeiro o quadro e ouvir a explicação da empresa sobre o serviço prestado. Além disso, é bom saber como será a manifestação do Ministério Público e da sociedade”. Ele confirmou que há uma tentativa, nos bastidores, para enfraquecer o trabalho da comissão. Mas, não quis adiantar de onde a pressão política está partindo. Comenta-se que o MDB, que tem a maior bancada na Casa e que comanda o governo do Estado, estaria se movimentando para orientar os vereadores a não assinarem o requerimento e não contribuírem com os trabalhos. Em plenário, Francisco Sales afirmou que a empresa que substituiu a Casal na Região Metropolitana da capital ‘está destruindo a cidade com buracos por todos os lados’, que são abertos para conserto de problemas no sistema de água e esgoto, mas que não são fechados quando o serviço é concluído. Ele ainda denuncia os frequentes relatos de falta de água nos bairros, dificuldade que tem atormentado os moradores e prejudicado comércios locais. “Na região da Marquês de Abrantes, por exemplo, nas poucas áreas habitáveis de lá os moradores estão há 12 dias sem água nas torneiras. E isso é um verdadeiro absurdo”, relatou. “Ao mesmo tempo, está chegando o momento de a BRK dizer quando é que vai sanar todos os danos causados aos maceioenses. Há muito tempo, a empresa precisa dizer pra que veio. Até hoje, ela não promoveu qualquer benefício para a cidade e, por isso, não dá para saber quem lucrou com a vinda dessa concessionária”, criticou.

Relacionadas