Política
SANTORO É NOMEADO SECRETÁRIO-EXECUTIVO DO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES

O ex-secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, foi nomeado para exercer o cargo de secretário-executivo do Ministério dos Transportes. O decreto contendo a nomeação, assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e pelo ministro da pasta, Renan Filho (MDB), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (21).
A nova missão em Brasília havia sido antecipada pelo próprio Santoro no discurso de despedida dele do cargo em Alagoas. Ele confirmou que estava deixando o governo do Estado, após 8 anos, para atender a um chamado do partido que o indicou e para ‘oxigenar a carreira’, levando em consideração que atua no segmento econômico há três décadas.
Como secretário-executivo, será mais uma pessoa da confiança do senador alagoano, que exercia funções estratégicas em Alagoas e que foram levadas para o Ministério dos Transportes. O ex-diretor-presidente do Detran, Adrualdo Catão, é o secretário nacional de Trânsito, e o ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes em Alagoas e ex-secretário de Infraestrutura de Maceió, Fabrício Galvão, assumiu a direção-geral do DNIT.
Santoro engrossa a lista de aliados de Renan Filho no governo federal e deve levar toda a experiência de vida na Fazenda no Rio de Janeiro e em Alagoas, para o desafio de execução e formulação e da política de transporte do país, completamente divergente do trabalho que vinha exercendo no dia a dia. Atualmente, a Sefaz é comandada pela secretária Renata dos Santos, considerada o ‘braço-direito’ de Santoro na gestão estadual.
Quando se despediu do governo, na semana passada, ele disse que encontrou um cenário fiscal desastroso em Alagoas. “A organização financeira do Estado era muito ruim. Não havia realidade contábil. Éramos o quinto mais endividado do País e o mais pobre, com todos os indicadores sociais negativos. A dívida com fornecedores era em torno de 15% da receita líquida. O governo estourava os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal”, sintetizou, celebrando as importantes conquistas na equipe econômica entre 2015 e 2022.