loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 05/07/2025 | Ano | Nº 6004
Maceió, AL
29° Tempo
Home > Política

Política

PLANALTO TENTA REMARCAR PARA ABRIL VIAGEM DE LULA À CHINA

Por causa da complexidade da agenda, entretanto, ida da comitiva brasileira pode ocorrer somente em maio

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem PLANALTO TENTA REMARCAR PARA ABRIL VIAGEM DE LULA À CHINA

Integrantes do governo tentam remarcar a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o mês que vem, apurou o blog. No entanto, em razão da complexidade da agenda – com a previsão de várias reuniões bilaterais e com empresários – a ida da comitiva brasileira para o país asiático pode ocorrer somente em maio. A viagem de Lula à China estava prevista para este fim de semana. Entretanto, por orientação médica, precisou ser adiada. Em um primeiro momento, o embarque foi transferido de sábado (25) para este domingo (26), na expectativa de que o presidente se recuperasse de uma pneumonia. Contudo, após reavaliação neste sábado, a viagem foi cancelada. De acordo com o ex-chanceler Celso Amorim, assessor de Lula, o governo negocia com as autoridades chinesas a melhor data para o encontro. A viagem do presidente ao país asiático é considerada de extrema importância pelo governo. A China é o principal parceiro comercial do Brasil.

Além das relações econômicas entre os dois países, Lula quer debater com o presidente Xi Jinping uma tentativa de solução para o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia.

O petista também quer tratar com o presidente chinês questões de governança global e a possibilidade de um novo desenho para o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Na China, Lula também quer prestigiar o início da gestão da aliada e ex-presidente Dilma Rousseff no Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) – o banco do bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics). Dilma foi confirmada como presidente da instituição financeira, cuja sede fica em Xangai, na última sexta-feira (24).

Relacionadas