app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5884
Política

VEREADOR DESISTE DE MUDAR NOME DE CRUZ DAS ALMAS

Proposta de Chico Filho era chamar o bairro de Oceano, em referência à conhecida música do cantor e compositor alagoano

Por Maylson Honorato | Edição do dia 01/04/2023 - Matéria atualizada em 01/04/2023 às 04h00

Após a opinião contrária do próprio Djavan, o vereador Chico Filho (MDB) desistiu de levar à frente seu projeto de mudar o nome do bairro de Cruz das Almas para “Oceano”, em referência à famosa música do cantor e compositor alagoano. Djavan, que está na cidade em decorrência da estreia mundial de sua nova turnê, reagiu à homenagem e se mostrou contrário à mudança. “Eu não gosto dessa ideia não, porque eu adoro que exista o bairro Cruz das Almas. Tanto tempo que ouço falar. Apesar de Cruz das Almas, eu vejo uma coisa poética, bonita nesse nome. Mudar para Oceano, não. Deixa Oceano como música, e Cruz das Almas como bairro”, disse Djavan. Após a fala do artista, o vereador anunciou a retirada da proposta, que nem chegou a ser protocolada na Câmara Municipal de Vereadores de Maceió.

O nome Cruz das Almas faz referência, segundo os mais antigos, a um cemitério indígena que existia no local. O bairro, à beira-mar, fica em uma área considerada nobre da capital alagoana e vive uma constante valorização imobiliária e enquanto destino turístico.

REPERCUSSÃO

Para Valéria Gomes, 44, a mudança é uma tentativa de apagar a história do lugar, no qual ela reside desde a infância. Segundo a moradora, a família e os vizinhos discutiram sobre a proposta de mudança.

“Ninguém quer essa mudança. Dizem que vai melhorar para o turismo,mas eu não vejo outros locais do mundo mudando sua identidade por causa do turismo. A gente tem é que transformar o nome e a história em uma coisa boa, em um atrativo, coloca um índio gigante na praia, faz o que for, mas não mudem o nome do nosso bairro”, afirma.

Dona Iranei, de 63 anos, também é contrária à mudança de nome do bairro. “Eu criei meus filhos aqui. Todo mundo gosta do nosso bairro. Quem não ama o cantor Djavan, as músicas dele? Mas ele pode ser homenageado de outro jeito, fiquei muito feliz por ele ter sido contra, ele é um grande artista”, opinou.

Nas redes sociais, as pessoas se dividem. Há os que apoiam a mudança e veem nela a possibilidade de melhorar a atratividade do local em relação ao turismo. Na postagem em que desiste da proposta, usuários que eram a favor lamentaram o recuo do vereador. “Uma pena, nós empresários, que sempre abraçamos e investimos muito no bairro, sabemos que este nome remete a coisas macabras, quando fazemos campanhas impulsionadas, através de mídia programática, o nome se associa, naturalmente, a filmes de terror e coisas negativas. Coisa que também impacta muito na tomada de decisão do turista, na hora de escolher o destino a ser visitado”, defende um empresário do setor turístico. “Gostei muito da ideia do novo nome, tudo a ver com a nossa cidade: Oceano! Mas a opinião de todos os envolvidos é primordial!”, pontuou Andreia Geraldo, presidente da Aliança Comercial de Maceió.

ENQUETE

Durante 24h, entre a quinta-feira (30) e a sexta-feira (31), uma enquete postada no site Gazetaweb.com questionou as pessoas que acessam o maior portal de notícias de Alagoas sobre a possível mudança no nome do bairro.

A pergunta era: “Você acha que o nome do bairro de Cruz das Almas deve ser alterado para Oceano?”. 75% dos usuários votaram “Não”, enquanto 25% concordaram com a mudança da nomenclatura.

Mais matérias
desta edição