loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 25/06/2025 | Ano | Nº 5996
Maceió, AL
22° Tempo
Home > Política

Política

REFORMA NO AEROPORTO DEVE SEGUIR ATÉ O SEGUNDO SEMESTRE

Obras incluem reestruturação de cem itens e devem aumentar em 70% a capacidade do local

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem REFORMA NO AEROPORTO DEVE SEGUIR ATÉ O SEGUNDO SEMESTRE
-

Com expectativa de entrega para abril, as reformas estruturantes e ampliação do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares agora têm novo prazo para terminar. Segundo a administradora do aeroporto, Aena Brasil, a previsão é que todo o serviço seja feito até o início do segundo semestre deste ano, quando passageiros poderão usufruir a nova estrutura. A promessa é que, com a ampliação, a capacidade seja 70% maior. Isso significa que o local poderá abarcar duas vezes mais passageiros do que comporta atualmente. Segundo o governo de Alagoas, as obras, que começaram no início de 2022, consistem na ampliação dos terminais; na sinalização de fluxos mais intuitiva; mais espaços para embarque e desembarque; investimento na segurança das pistas, assim como melhorias nos acessos viários e estacionamentos, dentre outros serviços. Ao todo, segundo a Aena Brasil, são mais de cem itens que estão passando por reestruturação, sendo que a maior parte deles já está em processo de finalização, a exemplo da praça de alimentação doméstica, a pista de pouso e descolagem, taxyways e pátio. Dos cem itens que passam por reformas, informou a Aena, mais de vinte já estão prontos para uso. São eles: a área comercial, que foi readequada; o check-in; a nova área administrativa; as novas esteiras de bagagem e escadas rolantes; o embarque remoto doméstico leste e oeste; e a sala de embarque internacional, que ainda irá receber uma praça de alimentação. O pátio de manobras principal tem hoje 12 posições para aeronaves, das quais uma é nova e as demais foram readequadas. Foram colocadas três novas esteiras para restituição de bagagens na sala de desembarque e esteiras e carrosséis novos na área de triagem. Também já está pronta a sala de embarque doméstico, que foi expandida para a pracinha de alimentação. A administradora afirma que, no total, as obras estão com 85% de avanço. Uma das adequações que ainda falta ser feita é a da via de pedestres, além da área comercial do saguão.

Em janeiro, quando esteve reunido com o governador de Alagoas, Paulo Danas, o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Aena, Marcelo Bento, afirmou que a reforma é uma medida de preparação para o aeroporto acompanhar o crescimento do turismo em Alagoas.

“Será um aeroporto sustentável e com mais conforto. Viemos apresentar o novo diretor-geral, Joaquim Rodriguez, e também atualizar o governador sobre o adiantamento das obras que estamos fazendo para ampliar a capacidade do aeroporto de Maceió, deixando ele mais confortável e preparado para o futuro e o crescimento do turismo no estado. A gente trabalha com uma previsão de entrega em abril, podendo se estender por um mês. Mas acreditamos que em abril a gente consegue entregar o aeroporto pronto”, pontuou Marcelo Bento. A reforma do Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Alagoas, faz parte do pacote de investimento de R$ 1,4 bilhão, que está sendo levado também para Recife, João Pessoa, Aracaju, Campina Grande e Juazeiro do Norte.

Relacionadas